Consulta de NFSes Tomadas

Saiba como funciona a consulta de NFSes recebidas pelo CNPJ que você gerencia no Arquivei e confira com quais cidades realizamos integração

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado essa semana

▶ Assista ao vídeo e veja os detalhes da consulta de Notas Fiscais de Serviço Tomadas no Arquivei.


📄 Leia o artigo completo:

A consulta de Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFSes) possui uma dinâmica diferente em relação à consulta de outros documentos fiscais.

Enquanto NFes e CTes são centralizados em uma base nacional consolidada, NFSes têm o gerenciamento de informações ainda concentrado nas prefeituras de cada munícipio brasileiro.

Dessa forma, o funcionamento da emissão e da consulta de notas de serviço sofre variações entre uma cidade e outra.

👀 Você sabia que o projeto que vai consolidar a NFSe Nacional já está em andamento? Saiba mais detalhes.

✅ Para te ajudar na gestão de NFSes Tomadas, o Arquivei oferece a integração com mais de 1.100 cidades do Brasil – incluindo São Paulo, Campinas, Barueri, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Neste artigo, você pode verificar se a cidade de seu interesse está disponível para consulta de NFSes no Arquivei, entender se existem requisitos necessários para ativar a consulta, aprender o passo a passo de configuração e conhecer diferentes ferramentas para administrar os dados recebidos. Aproveite!


📍 Lista de cidades com consulta de NFSes Tomadas no Arquivei

Para notas de serviço recebidas, o Arquivei oferece no momento:

Confira a listagem completa:

📌 Importante: é possível que as prefeituras encerrem o convênio com os sistemas integrados ou façam alterações sem aviso prévio. Caso uma cidade mude o seu sistema, é possível que as notas de serviço da empresa que você gerencia deixem de ser consultadas pelo Arquivei.


⚠️ Requisitos para a consulta de NFSes

A disponibilização das Notas Fiscais de Serviço está sob a responsabilidade das prefeituras brasileiras, que utilizam provedores* específicos para a gestão dos dados.

🚩 Provedor de NFSe é o software utilizado por uma prefeitura para gerenciar a emissão de documentos que registram prestação de serviços.

Esse provedor pode ser próprio da cidade, como é o caso do Sistema da Nota do Milhão, da prefeitura de São Paulo, ou de uma empresa que atende diversos municípios, como é o caso dos sistemas Betha, Fiorilli ou Ginfes, por exemplo.

Nesse contexto, cada sistema também conta com condições específicas para liberar o acesso à consulta das NFSes.

Por isso, você deve verificar quais são os requisitos necessários para cada cidade de seu interesse antes de configurar a consulta de NFSes no Arquivei.

👉 De forma geral, os requisitos que podem ser exigidos são:

Certificado Digital A1

Cadastro na prefeitura

Dados da empresa

Arquivo em nuvem do tipo e-CNPJ

Login e senha para liberar acesso ao sistema municipal

Dados de Inscrição Municipal, cidade e estado

🟡 Algumas cidades possuem sistemas com especificações extras. Confira os casos especiais:

Cidades com sistema Betha

Cidades com sistema Tributos

Cidades com sistema Conam

Cidades que utilizam o sistema Betha serão configuradas de forma única e automática a partir da seleção de determinados municípios.

Para municípios que utilizam esse software, é necessário solicitar um acesso de contribuinte ao web service por meio da plataforma connect.

Para ativar a consulta no Arquivei nas cidades com sistema Conam, é necessário informar códigos disponibilizados pela prefeitura.

👣 Depois de confirmar se existem ou não requisitos, e após ler as orientações para cada respectiva exigência, você pode seguir normalmente para a etapa de configuração da consulta de documentos de serviço.


💻 Configurando a consulta de NFSes Tomadas no Arquivei pela primeira vez

Para consultar as Notas Fiscais de Serviço Tomadas, ou seja, aquelas em que o CNPJ cadastrado no Arquivei fez a contratação do serviço, siga os passos abaixo:

🚩 Importante: configurações da consulta de NFSes podem ser realizadas pelo administrador da conta ou por um usuário com permissão de gerente.

Veja detalhes de permissões do Arquivei aqui.

  1. No menu lateral esquerdo da plataforma, em Documentos, selecione a opção NFSe;

  2. Selecione o CNPJ cadastrado no Arquivei referente à consulta que será configurada.

    Depois, clique em Tomadas.

  3. Na tela seguinte, busque a cidade em que deseja consultar as notas de serviço e marque a caixa de seleção.

    💡 Importante: nessa tela, é possível visualizar quais cidades exigem o dado de Inscrição Municipal ou a utilização de um Certificado Digital A1. Caso você queira consultar notas de municípios com esses requisitos, você deve completar as informações necessárias antes de seguir para a próxima etapa.

    Com todas as cidades de interesse selecionadas na listagem, aperte o botão Próximo.

  4. Na tela seguinte, você verá um resumo dos municípios selecionados e poderá conferir também se existem cidades em que é preciso informar o cadastro no sistema da prefeitura. Nesse caso, basta clicar no status, preencher os dados solicitados e clicar em Continuar.

    Assim que todas as cidades estiverem com o status Disponível para consulta, aperte o botão Salvar.

  5. Pronto! 🎉 Basta aguardar a verificação das informações pelo nosso sistema para começar a acompanhar a entrada de NFSes tomadas!

🚩 Para conferir a lista de municípios com consulta ativa, vá em

Acesso às notas > NFSe > Configurar consulta.

➕ Caso deseje incluir novas prefeituras, clique em Configurar mais cidades.


👀 Possui muitas cidades e CNPJs para configurar? Veja como solicitar o cadastro em lote:


⚙️ Funcionalidades básicas para a gestão de notas de serviço

A listagem de NFSes no Arquivei conta com recursos que facilitam o gerenciamento dos dados obtidos a partir das operações de serviços. Confira algumas dicas que podem otimizar sua rotina:

🔍 Encontre rapidamente as NFSes por meio de filtros, busca e período de emissão.

📈 Exporte os dados para planilhas

A partir da combinação de filtros e buscas, você pode selecionar todas as NFSes de uma mesma categoria, por exemplo, e gerar um arquivo no Excel por meio da função Relatórios.

⬇️ Se necessário, faça o download de arquivos ou envie as notas por e-mail.


📊 Relatórios Avançados NFSe

Além das funcionalidades básicas, você pode expandir as análises das Notas Fiscais de Serviço tomadas pelo CNPJ utilizando o Relatórios Avançados NFSe.

Veja mais detalhes do módulo:


💭 Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com um dos especialistas do nosso time de Experiência do Cliente. É só enviar uma mensagem no chat do canto direito da sua tela. Ficaremos felizes em ajudar! 😊

Respondeu à sua pergunta?