Passar para o conteúdo principal
Consulta de NFSes: cadastro de Inscrição Municipal

Saiba o que é a Inscrição Municipal e como cadastrar essa informação no Arquivei para a consulta de Notas Fiscais de Serviço

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

A Inscrição Municipal (IM) é a informação que identifica uma empresa contribuinte ativa no Cadastro Tributário Municipal de uma determinada cidade. Esse dado, que é uma sequência numérica específica para cada CNPJ existente, fica descrito no alvará de funcionamento da empresa – um documento emitido pelas prefeituras dos municípios brasileiros.

Confira neste artigo as principais características da Inscrição Municipal e entenda como informar esse dado para os CNPJs da sua conta Arquivei.


👀 Qual é a importância da Inscrição Municipal?

Após a abertura de uma empresa, é necessário realizar um cadastro no município escolhido como sede dos negócios, para que o seu funcionamento seja autorizado e fiscalizado pelos órgãos responsáveis.

Esse cadastro, que gera o número de identificação municipal – a Inscrição Municipal (IM) em si – é fundamental para que um CNPJ possa desenvolver atividades de forma legal, e é exigido a todas as empresas em operação no Brasil.

Além disso, por ser a identidade da empresa no Cadastro Tributário Municipal, a IM possui relação direta com a prestação de serviços e a cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Somente a partir da obtenção de uma Inscrição Municipal é que a empresa fica autorizada a registrar as suas prestações de serviço e o seu faturamento em Notas Fiscais de Serviço eletrônicas.

Em resumo, a IM de uma empresa está ligada a:

  • Emissão de NFSes e tributação de ISS;

  • Solicitação de Alvará;

  • Enquadramento no Simples Nacional;

  • Funcionamento regular.

A seguir, confira como informar a Inscrição Municipal de uma empresa no Arquivei para habilitar a consulta de NFSes na plataforma.


🚩 Não confunda: a Inscrição Municipal é um dado diferente da Inscrição Estadual (IE). Enquanto a primeira é obrigatória para todos os CNPJs e está vinculada a uma prefeitura e à prestação de serviços, a segunda se refere ao cadastro na Unidade Federativa de origem, se aplicando principalmente para empresas com atividades de vendas de mercadorias.


💡 Como cadastrar a IM no Arquivei

  1. Acesse, no menu lateral esquerdo da plataforma, a seção Minhas Empresas;

  2. Localize o CNPJ para o qual você deseja incluir a Inscrição Municipal. É possível conferir quais empresas já possuem essa informação salva através da coluna IM.

  3. Posicione o mouse sobre a empresa na lista para exibir o menu de opções. Clique no botão Editar*.

    *Apenas Administradores ou usuários com permissão de Gerente podem editar as informações de uma empresa. Saiba mais.

  4. Na página de edição, clique em Vazio no campo de Inscrição Municipal, insira a sequência numérica referente e aperte o botão para salvar.

  5. Pronto! 🎉 A Inscrição Municipal ficará registrada e a consulta de NFSes poderá ser configurada normalmente.


Dúvidas sobre informar a Inscrição Municipal em sua conta Arquivei? Entre em contato com a nossa equipe pelo chat! 🚀

Respondeu à sua pergunta?