Automatizar a contabilidade é uma das principais formas de poupar tempo com tarefas puramente operacionais e criar um espaço favorável para o desenvolvimento de estratégias para os negócios.

Confira neste artigo como avançar na automatização dos seus processos por meio da integração da sua conta no Arquivei com a Domínio Sistemas.

  1. Como funciona a integração?;

  2. Vantagens;

  3. Passo a passo

    1. Cadastro de empresas;

    2. Importação de documentos;

  4. Habilitando rotinas automáticas na Domínio;

  5. Boas práticas.


⚙️ Como funciona a integração?

A conexão entre a plataforma Arquivei e o sistema Domínio é realizada a partir do nosso módulo Sincroniza Notas, que viabiliza – de forma simples e otimizada – a importação automática dos XMLs dos seus documentos para o software contábil.

Partindo da consulta e armazenamento de DFes, você pode realizar normalmente a organização e gestão das informações em nossa plataforma, e então prosseguir com a finalização da rotina fiscal-contábil na Domínio sem perder tempo com a transferência manual de arquivos.


🎯 Quais são as vantagens para o meu trabalho?

Fazer a integração entre as suas contas Arquivei e Domínio com o auxílio do Sincroniza Notas garante:

  • Rapidez no upload de notas para a contabilidade;

  • Controle integral de dados, minimizando atrasos nos processos;

  • Redução de erros e retrabalhos;

  • Tranquilidade no gerenciamento de todos os dados importantes;

  • Maior facilidade para cumprir com as obrigações tributárias e manter o compliance fiscal;

  • Gestão empresarial completa, segura e eficiente.


📝 Integrando Arquivei e Domínio: passo a passo

A integração Arquivei-Domínio é feita em duas etapas principais: acréscimo de informações no cadastro das empresas no Arquivei e configuração do Sincroniza Notas. Conheça todos os passos detalhados a seguir.

  1. Cadastro de empresas

    Para que a integração possa ser realizada, é necessário incluir no cadastro dos CNPJs no Arquivei a informação sobre o código das empresas na Domínio Sistemas. Essa ação pode ser realizada de forma única, com a edição diretamente na página da empresa, ou via importação de códigos em lote. Confira abaixo as duas possibilidades.

    1. Cadastro do código Domínio por empresa.

  • No menu lateral esquerdo da sua conta no Arquivei, acesse a seção Minhas Empresas;

  • Encontre na listagem a empresa a ser integrada com a Domínio Sistemas;

  • Passando o mouse sobre a empresa, selecione a opção Editar;

  • No campo Integrações, clique em Vazio na descrição Código da Empresa na Domínio.

  • Insira o código de integração referente e clique em confirmar .

b. Cadastro do código Domínio por lote de empresas.

  • No menu lateral esquerdo da sua conta no Arquivei, acesse o Sincroniza Notas;

  • Encontre seu usuário na lista de integrações e clique em Ver detalhes;

  • Visualizando os detalhes da integração, selecione a opção Editar Configurações em Download de documentos, e siga para a opção Importar códigos da Domínio.

  • Envie o arquivo com a relação de CNPJs e códigos e selecione Concluir importação.

  • Pronto! Com essa etapa concluída, todas as suas empresas cadastradas no Arquivei estarão com seus respectivos códigos da Domínio inseridos.

🚩 Observação

O código de integração pode ser encontrado diretamente na plataforma Domínio por meio de dois caminhos:

1. ControleEmpresasListagemFiltrar empresa (atalho com o botão F2) ➡ Buscar. O código será retornado na pesquisa e exibido no campo Código.

2. RelatóriosCadastraisEmpresas Salvar em Excel.


2. Importação de documentos

Seguindo com as configurações da integração, o próximo passo é ajustar os detalhes do envio de documentos do Arquivei para a Domínio.

  • Clique, novamente no menu lateral esquerdo do Arquivei, na opção Sincroniza Notas;

  • Encontre a máquina em que deseja configurar o Download Automático de documentos no padrão da Domínio Sistemas e selecione Ver detalhes;

  • No campo Download de documentos, aperte Editar configurações e siga para a caixa O que você deseja fazer?;

  • Abra a caixa de seleção e escolha Integrar com a Domínio;

  • Salve as configurações e finalize! Você poderá verificar em seguida as pastas com os documentos baixados sendo organizadas segundo o padrão de importação aceito pela Domínio 🎉


❓ Precisa de ajuda com as configurações iniciais de Download Automático do Sincroniza Notas?


🕗 Habilitando rotinas automáticas na Domínio;

Outra oportunidade para deixar sua rotina ainda mais automatizada, aproveitando o máximo da integração Arquivei-Domínio, é a criação de Rotinas automáticas no sistema contábil.

Configurando essa opção no software da Domínio, você não precisará se preocupar em conferir todos os meses as configurações de importação de documentos do Arquivei.

Essa programação pode ser feita também em duas etapas. Confira um resumo:

  1. Criação de Rotinas automáticas: através do menu Arquivos Rotinas automáticas Novo;

  2. Agendamento de Rotina: Movimentos Novo Agendamento.

⚠️ Faça esses ajustes diretamente na plataforma Domínio, confirmando que as pastas de origem da importação selecionadas sejam as mesmas escolhidas como destino no Download Automático do Sincroniza Notas.


✔️ Boas práticas para a integração

Para assegurar o sucesso da integração dos seus documentos fiscais armazenados no Arquivei com a Domínio, sempre leve em consideração:

  • Manter o certificado digital de cada empresa atualizado e realizar consultas completas a cada 10 dias, no mínimo;

  • Confirmar se todas as configurações do seu Sincroniza Notas estão salvas corretamente;

  • Manter o Código Domínio da empresa atualizado;

  • Tomar cuidado com a exclusão do código de integração, que pode interromper o fluxo de transferência de documentos;

Dessa forma, você poderá aumentar a produtividade na hora de concluir seus processos, além de obter mais segurança no cumprimento das atribuições contábeis.


Já quer realizar a integração, mas ainda tem dúvidas em algumas das etapas dessa jornada? Entre em contato com nossos especialistas através do chat. Estamos aqui para te ajudar 💙.

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