Passar para o conteúdo principal
Integração Arquivei e Domínio: Rotinas Automáticas

Aprenda a configurar as Rotinas Automáticas no sistema contábil

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e veja como criar e programar uma Rotina Automática na Domínio Sistemas, para concluir a integração com o Arquivei.


📄 Leia o artigo completo:

A criação e programação de uma Rotina Automática na Domínio é um passo importante para garantir a automatização completa das importações de XMLs do Arquivei para o sistema contábil.

Assim, é necessário criar uma ou mais rotinas para os diferentes documentos fiscais (NFe, NFSe e CTe), bem como para diferentes papéis (Recebidos, Emitidos, outros), e definir períodos específicos e recorrentes de importação. Com a rotina habilitada, as atualizações serão feitas de acordo com as datas e horários escolhidos.

Aprenda abaixo como criar e programar uma Rotina Automática na Domínio:

🔄 Criação de Rotinas Automáticas

  • Criando uma Rotina Automática

    • No sistema da Domínio, acesse o menu Arquivos e clique em Rotinas Automáticas;

    • Selecione a opção Novo;

    • Na nova rotina, siga as etapas a seguir:

      1. No campo Descrição, nomeie a Rotina Automática. Uma sugestão é escolher o nome de acordo com o documento e o papel a ser importado (Ex.: NFe Recebida);

      2. Vá para a aba Importação, e, em Opção, escolha se deseja incluir as preferências indicadas;

      3. Na seção Importação, marque a caixa correspondente aos documentos a serem importados na rotina que está sendo criada;

      4. Clique no botão 💬 para abrir a janela com a segunda parte das configurações.

    • Na janela Dados Importação Padrão, faça as configurações finais da etapa de criação da Rotina Automática:

      1. No campo Buscar os arquivos, escolha a opção Sempre da pasta de competência da execução da rotina;

      2. Em Importar, selecione a caixa correspondente ao tipo de documento a ser importado (Ex.: para NFe Recebidas ➡ Notas de entradas e cadastros);

      3. Na seção Utilização dos recursos da máquina, escolha Máximo;

      4. Em Processamento, selecione o item Importar os arquivos simultaneamente;

      5. Depois de completar as configurações acima, clique no botão 💬 ao lado de Caminho e, na janela Procurar Pasta, indique a pasta que contém os arquivos baixados automaticamente do Arquivei pelo Sincroniza Notas;

      6. Finalize a configuração clicando em OK.

      🚩 Importante: a seleção da pasta correta é primordial para que a integração aconteça sem falhas. Se você possui dúvidas quanto a essa conferência, veja este vídeo.

    • Novamente na tela Rotinas Automáticas, selecione a opção Gravar.

    • Pronto! A rotina automática para a captura de NFes recebidas foi criada com sucesso. 🎉


⏰ Programação de Rotinas Automáticas

A etapa final para deixar a integração das contas Arquivei e Domínio completamente automática é a programação das Rotinas, garantindo que todos os documentos baixados sejam importados para o sistema contábil periodicamente.

Confira todos os passos:

  • Programando uma Rotina:

    • No menu da Domínio, clique em Movimentos e escolha a opção Rotinas Automáticas;

    • Na janela de Rotinas, aperte o botão Novo.

    • Na nova janela, preencha todas as configurações:

      1. Em Descrição, nomeie de forma simples e precisa o tipo de importação para a programação a ser criada. (Ex.: Importar Documentos de Entrada);

      2. Clicando na aba Empresas, selecione a empresa para qual a rotina está sendo programada;

      3. Volte para a aba Executar.

      4. Em Agendamento, escolha a frequência desejada para a importação, o dia, a hora e a partir de qual mês a rotina deve ser executada.

      5. Em Competência do Cálculo, indique a opção que melhor se aplica aos processos da empresa:

        1. Competência anterior à execução: para importações feitas a partir do encerramento do mês;

        2. Competência da execução: para importações feitas no decorrer do mês;

      6. Clique em Incluir para indicar um ou mais códigos das rotinas a serem programadas;

      7. Aperte o botão Gravar.

        🚩 Dica: para encontrar os códigos das rotinas criadas anteriormente, aperte o botão F2 em seu teclado para acessar a janela com a listagem.

    • Com todos os passos finalizados, a sua rotina automática estará programada com sucesso! Todos os documentos serão importados automaticamente do Arquivei para a Domínio a partir da frequência e datas definidas 🎉


💭 Tem alguma dúvida sobre a criação de Rotinas Automáticas? Entre em contato pelo chat para podermos te ajudar!

Respondeu à sua pergunta?