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Módulo Sincroniza Notas®
Módulo Sincroniza Notas® - Download Automático
Módulo Sincroniza Notas® - Download Automático

Integre outros sistemas com o Arquivei e automatize processos

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Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e ative o Download de Documentos do Sincroniza.


📄 Leia o artigo completo:

Olá, nesse artigo você pode checar mais informações sobre a funcionalidade de Download Automático do Módulo Sincroniza Notas®.


🤔 Para quê serve?

O Download automático é uma funcionalidade com diversas utilidades para quem precisa baixar com recorrência os documentos fiscais armazenados na conta do Arquivei.

Usando essa função você pode, por exemplo, ter as seguintes vantagens:

  1. poupar tempo com processos manuais de download e organização de XMLs

  2. baixar XMLs de múltiplos CNPJs de uma vez só

  3. integrar sua conta do Arquivei a outros sistemas contábeis ou ERPs que leem XMLs dentro de pastas, para automatizar processos de lançamento de XMLs.


🛠️ Como funciona?

O Download automático do módulo Sincroniza Notas® baixa os XMLs dos documentos fiscais do Arquivei para uma pasta no seu computador ou servidor.

Dessa forma, todo novo documento fiscal que chegar em sua conta será baixado automaticamente para a pasta que você selecionar como destino. 😉

Além disso, você tem as seguintes opções de personalização:

  1. ativar para apenas um CNPJ ou para múltiplos CNPJs da sua conta;

  2. escolher quais documentos e eventos devem ser baixados;

  3. selecionar o método de organização em subpastas que faça sentido para sua rotina;

  4. definir o nome dado aos arquivos XMLs – por chave de acesso ou pelo padrão de sistemas externos, como TOTVS ou Domínio;

  5. delimitar o período dos documentos a serem baixados;

👉 Vale lembrar que o Download automático é uma funcionalidade disponível conforme o plano contratado na assinatura do Arquivei.

Para checar se ela já está inclusa na sua conta, confira o menu Meus Aplicativos:


👣 Passo a passo de configuração do Download Automático

Caso você ainda não tenha instalado o Sincroniza Notas®, primeiro siga o artigo Módulo Sincroniza Notas® - Instalação e depois faça os passos abaixo:

1. Em Download de Arquivos, clique em Configurar agora

2. Em Configurar Integração, clique em Selecionar Pasta

Importante: o Sincroniza Notas foi desenvolvido para trabalhar localmente, no computador em que está instalado. Caso seja escolhida uma pasta em rede, o módulo poderá ficar instável e apresentar problemas no Download de documentos.

💡 Identificar uma pasta em rede é simples: geralmente elas são nomeadas com letras do final do alfabeto: Exemplo: Z:/, X:/, W:/

3. Clique em Alterar Configurações para escolher suas preferências

👉 Caso você clique em Continuar assim, já poderá ativar o download automático.

Mas, atenção: por padrão, serão baixados todos os tipos de documentos, de todas os CNPJs da conta, a partir da data de contratação do aplicativo.

4. Em Download de documentos, clique em Editar Configurações

Você será redirecionado para uma tela dentro da sua conta Arquivei, a página Detalhes de Integração Sincroniza Notas. Você deve então clicar novamente no botão Editar Configurações.

5. Selecione para quais empresas e documentos deseja ativar o Download

6. Escolha como os XMLs devem ficar organizados nas subpastas

Veja exemplos para as opções disponíveis de organização de pastas:

🔹 Sem Subspastas:

Todos os arquivos são salvos direto na pasta raiz e apresentam apenas a chave de acesso de cada DFe baixado.

🔹 CNPJ configurado no Arquivei \ Modelo \ Papel \ Ano \ Mês:

Os arquivos são salvos em subpastas seguindo a mesma estrutura apresentada na sua listagem de notas, como: CNPJ da empresa, 55, Recebidas, 2021, Março.

🚩 Observação: para as opções onde o CNPJ representa a pasta de maior hierarquia, caso o documento não tenha o CNPJ Destinatário, será criada a pasta "Sem CNPJ Destinatário" no local.

5. Escolha o padrão do nome dos documentos:

Essa configuração permite que você personalize o padrão de nome que será dado automaticamente para os XMLs baixados pelo Sincroniza Notas®.

As opções disponíveis são:

  1. Chave de Acesso do documento*;

  2. Padrão TOTVS;

  3. Padrão Domínio Sistemas.

* Caso seja XML de evento, o nome dado será chave-de-acesso_nome-do-evento.

6. Selecione o período dos documentos que deseja baixar:

Atenção❗ Se você quiser que o Sincroniza Notas® efetue o download de todos os documentos armazenados na sua conta, é necessário alterar a data desse campo.

7. Pronto, seu Download automático está configurado! 😊

Agora é só Salvar e Confirmar as alterações.

Você poderá acompanhar o progresso no download dos arquivos através dessa tela:

Também é possível visualizar mais detalhes dentro da sua conta para cada integração configurada através do Menu Sincroniza Notas®: lista de integrações.


Caso tenha alguma dúvida, chame um dos especialistas ali no chat do canto inferior direito da tela, ficaremos felizes em ajudar! 😁

E também leia outros artigos da Central de Ajuda Arquivei sobre o Sincroniza Notas®:

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