Todas as coleções
Turbine seu Arquivei
Módulo Sincroniza Notas®
Módulo Sincroniza Notas® - Upload Automático
Módulo Sincroniza Notas® - Upload Automático

Entenda a utilidade do Upload Automático e comece a usar agora mesmo

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e saiba configurar o Upload de Arquivos do Sincroniza.


📄 Leia o artigo completo:

Olá, neste artigo você pode checar mais informações sobre a funcionalidade de Upload automático do Módulo Sincroniza Notas®.


🤔 Para quê serve?

O Upload automático ajuda a garantir que todos os documentos fiscais da empresa que você cuida sejam armazenados com segurança em sua conta do Arquivei.

Usando essa função, você garante conformidade com a Lei da Guarda, se protege de eventuais multas e facilita, por exemplo:

  1. o armazenamento de todo seu histórico de documentos fiscais dos últimos 5 anos em nuvem, evitando perdas por acidentes ou falhas com hardware;

  2. a importação de todos os documentos fiscais emitidos por seus CNPJs – que não são disponibilizados para consulta automática pela Sefaz.

👉 Caso o sistema emissor de documentos fiscais salve automaticamente os XMLs em uma pasta local, essa é uma ótima oportunidade para configurar o Upload automático das notas emitidas pelo CNPJ para o Arquivei.

💡 Escritórios contábeis

O Sincroniza Notas® é a solução ideal para que você sempre tenha acesso às notas emitidas pelos seus clientes.

Basta liberar um Painel de Acesso Básico no Arquivei para seu cliente e orientar que ele configure o Upload Automático das notas emitidas.


🛠️ Como o Upload automático funciona?

Você escolhe uma pasta no computador ou Windows Server, onde todos os XMLs contidos nela – ou que forem criados dentro dela – serão enviados de forma automática e periódica para sua conta no Arquivei.

Quando os documentos terminarem de ser importados, o próprio Arquivei vai identificar o tipo de documento fiscal — NFe, CTe, NFSe, etc... — e o papel de participação do CNPJ sobre aquela movimentação — emitente, recebedor, etc...

A partir disso, eles serão organizados automaticamente dentro da sua conta e você poderá consultá-los no menu Acesso às notas em uma das abas que separa os documentos por tipo de participação do CNPJ:

Com todos os documentos fiscais armazenados na sua conta do Arquivei, você poderá utilizar todas as funcionalidades e módulos disponíveis, como Relatórios Avançados e Confere Chaves, por exemplo.


📃 Volumetria mensal suportada pelo Upload automático de arquivos

👉 O Sincroniza Notas® permite o upload automático de até 50.000 DFes por mês, por instalação.

Para casos mais específicos, temos outras formas de integração mais robustas, via API, que são indicadas para empresas com necessidade de importação de um volume mensal superior ao permitido pelo Sincroniza Notas® e que possuem uma equipe de TI para preparar a infraestrutura necessária. Para mais informações, leia o artigo da API Arquivei.


👣 Passo a passo de configuração do Upload Automático

Caso você ainda não tenha instalado o Sincroniza Notas®, primeiro siga o artigo Módulo Sincroniza Notas® - Instalação e depois faça os passos abaixo:

1. Em Upload de Arquivos, clique em Configurar agora

2. Em Configurar Integração, clique em Selecionar Pasta

3. Selecione a pasta onde estão os XMLs que deseja importar para o Arquivei

Importante: o Sincroniza Notas foi desenvolvido para trabalhar localmente, no computador em que está instalado. Caso seja escolhida uma pasta em rede, o módulo poderá ficar instável e apresentar problemas no Upload de arquivos.

💡 Identificar uma pasta em rede é simples: geralmente elas são nomeadas com letras do final do alfabeto: Exemplo: Z:/, X:/, W:/

4. Clique em Salvar

5. Pronto, seu Upload automático está configurado! 🚀

O Módulo Sincroniza Notas® passará a buscar automaticamente os documentos fiscais dentro da pasta selecionada e os enviará para sua conta no Arquivei.

Você pode acompanhar o progresso no envio dos arquivos através dessa tela:

Também é possível visualizar mais detalhes dentro da sua conta para cada integração configurada, através do Menu Sincroniza Notas®: lista de integrações.


Caso tenha alguma dúvida, chame um dos especialistas ali no chat do canto inferior direito da tela, ficaremos felizes em ajudar! 😁

Também leia outros artigos da Central de Ajuda Arquivei sobre o Sincroniza Notas®:

Respondeu à sua pergunta?