Olá, nesse artigo você pode checar detalhes técnicos sobre o Módulo Sincroniza Notas® e também algumas soluções para erros já conhecidos.

Caso você precise de alguma informação específica ou queira a ajuda de um especialista do nosso time de Sucesso do Cliente, é só enviar uma mensagem no chat do canto direito da sua tela. Ficaremos felizes em ajudar! 😊

Confira no artigo:

  1. Especificações de Instalação do Módulo Sincroniza Notas®

  2. Especificações de Funcionamento do Módulo Sincroniza Notas®

  3. Erros conhecidos

Especificações para Instalação do Módulo Sincroniza Notas®

💻 Configurações recomendadas

Para o funcionamento do Módulo Sincroniza Notas®, recomendamos que sua máquina/rede apresentem os seguintes requisitos técnicos mínimos:

  • SO: Windows 7 ou superior / Windows Server 2008 ou superior (32b/64b)

  • Processador - 2GHz

  • RAM - 4GB

  • Armazenamento - NTFS - 1GB espaço livre

  • Banda larga 10Mbps

🔒 Liberação de Acesso

Caso seja necessário solicitar a liberação do aplicativo para a equipe de TI, o acesso deve ser dado à seguinte URL: https://daemon-api.arquivei.com.br

Especificações de funcionamento do Módulo Sincroniza Notas®

📚 Especificações dos Arquivos Processados

  • Tipos de Arquivos processados: XML e ZIP

  • XMLs: o arquivo deve seguir os padrões da SEFAZ e ter no máximo 2MB

  • ZIP: o arquivo deve ter no máximo 50MB

  • Os Arquivos XMLs devem estar dentro de uma mesma pasta

  • Em casos de Arquivos ZIP, não deve conter subpastas

Arquivos com demais extensões não são processados pela aplicação.

📑 Documentos Fiscais Processados (tag raiz do arquivo XML)

  • NFe: procNFe, nfeProc, NFe

  • NFCe: procNFe, nfeProc, NFe

  • SAT CFe: CFe, CFeCanc

  • CTe: procCTe, cteProc, CTe

  • CTe OS: cteOSProc

  • MDFe: mdfeProc

  • NFSe: CompNfse, NFSE, Nfse

  • Eventos: procEventoNFe, procEventoCTe, procEventoMDFe, envEvento, evento, procCancNFe, procCancCTe, nfceCancelEvento, cancCTe

  • Inutilizações: ProcInutNFe, procInutNFe

  • Outros arquivos aceitos: resNFe, resEvento, resCCe, retInutNFe

🆔 Nomenclatura automática de XMLs no Padrão TOTVS

Para XMLs baixados através da funcionalidade de Download Automático do Sincroniza Notas®, é possível personalizar o formato do nome dado automaticamente para cada XML baixado, seguindo o padrão TOTVS.

A nomenclatura Padrão TOTVS segue a estrutura do TOTVS Colaboração utilizado nos sistemas Datasul e Protheus.

Para isso é criada uma subpasta chamada IN e nela é salvo o arquivo com a nomenclatura:

  • NFe: 109_[timestamp].xml

  • NFe Eventos: 367_[timestamp].xml

  • CTe: 214_[timestamp].xml

Timestamp: momento em que o arquivo foi gerado

Formato: yyyyMMddHHmmssSSS

Exemplos:

  • Para NFe: IN/214_20200114144600000.xml

  • NFe Eventos: IN/367_20200114144600000.xml

  • Para CTe: IN/214_20200114144600000.xml

Para os demais documentos (que não possuem um padrão TOTVS), é salvo um arquivo com o padrão Chave de Acesso.


🐜 Erros conhecidos

Aqui nessa seção do artigo você pode encontrar soluções para alguns erros já conhecidos durante a instalação do Módulo.

1. O usuário não possui permissão para usar o Módulo

Apenas o administrador da sua conta no Arquivei ou outro usuário com permissão de gerente, possuem permissão para liberar o uso do Módulo Sincroniza Notas®.

Caso você não saiba quem são as pessoas que possuem essas permissões na sua organização, o time de Sucesso do cliente pode te ajudar.

É só nos chamar no chat do canto inferior direito da sua tela! 😉

2. Erro de permissão para selecionar a pasta para Upload ou Download

Para o Sincroniza Notas® realizar o procedimento de upload e download de DFes, é necessário que ele tenha permissões para leitura e escrita sobre a pasta onde está configurado.

Se a pasta com os documentos fiscais do seu computador estiver com bloqueio para integração, essa notificação aparecerá no seu Sincroniza Notas®:

Inicialmente, a mensagem de erro aparece em alguns cenários onde a pasta configurada está:

  1. Em uma rede ou servidor externo

  2. Direto no Disco Local (C:\)

  3. Fora da pasta do usuário do computador (C:\Users\User\)

Para solucionar esse erro, você pode seguir dois caminhos:

  1. Selecionar outra pasta que já tenha permissão para integrações

  2. Liberar autorizações de escrita e leitura para todos os grupos de usuários do sistema operacional seguindo os passos abaixo.

Passos para liberar autorizações de escrita e leitura:

  1. Selecionar a pasta com o botão direito e abrir o menu Propriedades

  2. Na guia Segurança, selecione Editar

  3. Selecione o botão Adicionar e no espaço de texto, digite "Todos"

  4. Após confirmar, a opção "Todos" aparece na lista de grupos, então basta selecionar a opção "Controle Total" e "Aplicar" a permissão.

  5. Confirme e aguarde a janela fechar (o tempo de fechamento varia de acordo com o número de arquivos na pasta)

Caso precise de ajuda, nosso time de Sucesso do Cliente pode te auxiliar! É só nos chamar no chat do canto inferior direito da sua tela! 😉

3. Falha ao tentar conectar aos nossos servidores

Se você encontrar essa mensagem, é preciso verificar sua conexão com a internet, firewall, configuração de proxy ou, até mesmo, as permissões do seu antivírus.

Recomendamos que entre em contato com um dos nossos especialistas, através do chat, para te ajudar a verificar qual é a solução para o seu cenário.

4. O Módulo está instalado mas não abre!

Esse problema pode acontecer por diferentes razões, como:

  1. A ausência de arquivos importantes na pasta do sistema

  2. Incompatibilidade de hardware

  3. Drivers desatualizados ou sem suporte

Uma solução comum para corrigir esse problema, é configurar uma variável dentro do Windows, encaminhando a solução gráfica do OpenGL. Veja o passo a passo:

Antes de fazer esse procedimento feche todos os processos do aplicativo:(autosync.exe / Arquivei.exe / backend-service.exe)
  1. Vá na barra de pesquisa do Windows, procure por: Editar as Variáveis de ambiente do sistema:

Se essa primeira forma não funcionar é possível ir por outro caminho:

Clicando com o botão direito do mouse em "Este Computador" > Propriedades > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de ambiente.

2. Em Variáveis do Ambiente, clique em Novo

3. Configure as variáveis:

A primeira variável precisa estar em Maiúsculo e o valor da variável em Minúsculo:

  • Nome da variável: QT_QUICK_BACKEND

  • Valor da variável: software

4. Pronto, agora é só abrir o Sincroniza Notas® novamente!

E caso precise de ajuda, é só nos chamar no chat! 😊

5. Erro na comunicação entre a interface de processamento

Esse erro pode ser identificado quando a mensagem abaixo é exibida na tela de login do Módulo Sincroniza Notas®.

Para resolver esse erro, você pode conferir se o Serviço "backend-service.exe" está sendo executado na aba "Detalhes" do Gerenciador de Tarefas do seu computador.

  • Se não estiver sendo executado, basta executar o serviço e conferir se o erro desaparece.

  • Se estiver sendo executado, tente selecioná-lo e "Finalizar a tarefa". Depois inicie de novo e veja se o erro desaparece.

Caso esse processo não resolva, reinstalar o Módulo pode resolver!

Antes de reinstalar feche todos os processos do aplicativo:(autosync.exe / Arquivei.exe / backend-service.exe)

E mais uma vez... se precisar de ajuda, conte com um dos especialistas do nosso time de Sucesso do Cliente! É só nos chamar no chat. 😊

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