Olá, nesse artigo você pode checar detalhes técnicos sobre o Módulo Sincroniza Notas® e também algumas soluções para erros já conhecidos.
Caso você precise de alguma informação específica ou queira a ajuda de um especialista do nosso time de Sucesso do Cliente, é só enviar uma mensagem no chat do canto direito da sua tela. Ficaremos felizes em ajudar! 😊
Confira no artigo:
Especificações para Instalação do Módulo Sincroniza Notas®
💻 Configurações recomendadas
Para o funcionamento do Módulo Sincroniza Notas®, recomendamos que sua máquina/rede apresentem os seguintes requisitos técnicos mínimos:
SO: Windows 7 ou superior (32b/64b)
Processador - 2GHz
RAM - 4GB
Armazenamento - NTFS - 1GB espaço livre
Banda larga 10Mbps
🔒 Liberação de Acesso
Caso seja necessário solicitar a liberação do aplicativo para a equipe de TI, o acesso deve ser dado à seguinte URL: https://daemon-api.arquivei.com.br
Especificações de funcionamento do Módulo Sincroniza Notas®
📚 Especificações dos Arquivos Processados
Tipos de Arquivos processados: XML e ZIP
XMLs: o arquivo deve seguir os padrões da SEFAZ e ter no máximo 2MB
ZIP: o arquivo deve ter no máximo 50MB
Os Arquivos XMLs devem estar dentro de uma mesma pasta
Em casos de Arquivos ZIP, não deve conter subpastas
Arquivos com demais extensões não são processados pela aplicação.
📑 Documentos Fiscais Processados (tag raiz do arquivo XML)
NFe:
procNFe
,nfeProc
,NFe
NFCe:
procNFe
,nfeProc
,NFe
SAT CFe:
CFe
,CFeCanc
CTe:
procCTe
,cteProc
,CTe
CTe OS:
cteOSProc
MDFe:
mdfeProc
NFSe:
CompNfse
,NFSE
,Nfse
Eventos:
procEventoNFe
,procEventoCTe
,procEventoMDFe
,envEvento
,evento
,procCancNFe
,procCancCTe
,nfceCancelEvento
,cancCTe
Inutilizações:
ProcInutNFe
,procInutNFe
Outros arquivos aceitos:
resNFe
,resEvento
,resCCe
,retInutNFe
🆔 Nomenclatura automática de XMLs no Padrão TOTVS
Para XMLs baixados através da funcionalidade de Download Automático do Sincroniza Notas®, é possível personalizar o formato do nome dado automaticamente para cada XML baixado, seguindo o padrão TOTVS.
A nomenclatura Padrão TOTVS segue a estrutura do TOTVS Colaboração utilizado nos sistemas Datasul e Protheus.
Para isso é criada uma subpasta chamada IN e nela é salvo o arquivo com a nomenclatura:
NFe: 109_[timestamp].xml
NFe Eventos: 367_[timestamp].xml
CTe: 214_[timestamp].xml
Timestamp: momento em que o arquivo foi gerado
Formato: yyyyMMddHHmmssSSS
Exemplos:
Para NFe:
IN/214_20200114144600000.xml
NFe Eventos:
IN/367_20200114144600000.xml
Para CTe:
IN/214_20200114144600000.xml
Para os demais documentos (que não possuem um padrão TOTVS), é salvo um arquivo com o padrão Chave de Acesso.
🐜 Erros conhecidos
Aqui nessa seção do artigo você pode encontrar soluções para alguns erros já conhecidos durante a instalação do Módulo.
1. O usuário não possui permissão para usar o Módulo
Apenas o administrador da sua conta na Qive (Arquivei) ou outro usuário com permissão de gerente, possuem permissão para liberar o uso do Módulo Sincroniza Notas®.
Caso você não saiba quem são as pessoas que possuem essas permissões na sua organização, o time de Sucesso do cliente pode te ajudar.
É só nos chamar no chat do canto inferior direito da sua tela! 😉
2. Erro de permissão para selecionar a pasta para Upload ou Download
Para o Sincroniza Notas® realizar o procedimento de upload e download de DFes, é necessário que ele tenha permissões para leitura e escrita sobre a pasta onde está configurado.
Se a pasta com os documentos fiscais do seu computador estiver com bloqueio para integração, essa notificação aparecerá no seu Sincroniza Notas®:
Inicialmente, a mensagem de erro aparece em alguns cenários onde a pasta configurada está:
Em uma rede ou servidor externo
Direto no Disco Local (C:\)
Fora da pasta do usuário do computador (C:\Users\User\)
Para solucionar esse erro, você pode seguir dois caminhos:
Selecionar outra pasta que já tenha permissão para integrações
Liberar autorizações de escrita e leitura para todos os grupos de usuários do sistema operacional seguindo os passos abaixo.
Passos para liberar autorizações de escrita e leitura:
Selecionar a pasta com o botão direito e abrir o menu Propriedades
Na guia Segurança, selecione Editar
Selecione o botão Adicionar e no espaço de texto, digite "Todos"
Após confirmar, a opção "Todos" aparece na lista de grupos, então basta selecionar a opção "Controle Total" e "Aplicar" a permissão.
Confirme e aguarde a janela fechar (o tempo de fechamento varia de acordo com o número de arquivos na pasta)
Caso precise de ajuda, nosso time de Sucesso do Cliente pode te auxiliar! É só nos chamar no chat do canto inferior direito da sua tela! 😉
3. Falha ao tentar conectar aos nossos servidores
Se você encontrar essa mensagem, é preciso verificar a sua conexão com a internet, firewall, configuração de proxy ou, até mesmo, as permissões do seu antivírus.
Para tentar solucionar esse erro, você pode:
no antivírus - acrescentar os seguintes domínios como exceção:
se você utiliza proxy e firewall - é preciso liberar a conexão na Porta SSL 443 outgoing.
Além disso, esses são os web services consumidos pelo Applet da Qive (Arquivei), que também devem ser liberados:
Caso o problema persista, recomendamos que entre em contato com um dos nossos especialistas, através do chat, para te ajudarmos a verificar qual é a solução para o seu cenário.
4. O Módulo está instalado, mas não abre!
Esse problema pode acontecer por diferentes razões, como:
A ausência de arquivos importantes na pasta do sistema;
Incompatibilidade de hardware;
Drivers desatualizados ou sem suporte.
Uma solução para corrigir esse problema é executando uma nova versão instalador do Sincroniza Notas, que suporta quem está enfrentando empecilhos com o suporte gráfico do módulo.
Após baixar o instalador, aceite os termos e condições de uso Qive (Arquivei) e execute o programa. Agora é só fazer o login no módulo:
Outra solução é configurar uma variável dentro do Windows, encaminhando a solução gráfica do OpenGL. Veja o passo a passo:
Antes de fazer esse procedimento feche todos os processos do aplicativo:(autosync.exe / Arquivei.exe / backend-service.exe)
Vá na barra de pesquisa do Windows, procure por: Editar as Variáveis de ambiente do sistema:
Se essa primeira forma não funcionar é possível ir por outro caminho:
Clicando com o botão direito do mouse em "Este Computador" > Propriedades > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de ambiente.
2. Em Variáveis do Ambiente, clique em Novo
3. Configure as variáveis:
A primeira variável precisa estar em Maiúsculo e o valor da variável em Minúsculo:
Nome da variável:
QT_QUICK_BACKEND
Valor da variável:
software
4. Pronto, agora é só abrir o Sincroniza Notas® novamente!
E caso precise de ajuda, é só nos chamar no chat! 😊
5. Erro na comunicação entre a interface de processamento
Esse erro pode ser identificado quando a mensagem abaixo é exibida na tela de login do Módulo Sincroniza Notas®.
Para resolver esse erro, você pode conferir se o Serviço "backend-service.exe" está sendo executado na aba "Detalhes" do Gerenciador de Tarefas do seu computador.
Se não estiver sendo executado, basta executar o serviço e conferir se o erro desaparece.
Se estiver sendo executado, tente selecioná-lo e "Finalizar a tarefa". Depois inicie de novo e veja se o erro desaparece.
Caso esse processo não resolva, reinstalar o Módulo pode resolver!
Antes de reinstalar feche todos os processos do aplicativo:(autosync.exe / Arquivei.exe / backend-service.exe)
E mais uma vez... se precisar de ajuda, conte com um dos especialistas do nosso time de Sucesso do Cliente! É só nos chamar no chat. 😊