Na Qive (Arquivei), é possível monitorar de forma automática e em tempo real documentos fiscais emitidos contra empresas.
Nesta funcionalidade, a consulta por pessoas jurídicas pode ser realizada com a utilização de um certificado digital.
Leia o artigo completo e conheça todas as vantagens!
🤔 Consulta de notas para CNPJs: como funciona?
A Qive (Arquivei) faz a conexão direta com o Web service de Distribuição de DFes da Secretaria da Fazenda Nacional e consegue obter tanto as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) quanto os Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CTes) que forem emitidos contra um CNPJ.
Além disso, estamos integrados a mais de 1.100 prefeituras brasileiras para a consulta de Notas Fiscais de Serviço eletrônicas.
Na consulta de NFes, realizamos a busca no Ambiente Nacional de documentos em que a pessoa jurídica foi citada como Destinatário da operação, ou mencionada nos papéis de Transportador e Terceiros.
Na busca de CTes, a consulta retorna informações de CNPJs que foram incluídos como Remetente, Destinatário, Recebedor, Expedidor ou Tomador do documento e terceiros autorizados a acessar os dados;
Para NFSes, o papel consultado depende das regras de cada município integrado. Acesse nossa tabela dinâmica e confira as possibilidades.
Para NFes e CTes, a partir do cadastro de um CNPJ e a associação do Certificado Digital correspondente, nosso sistema realiza uma série de requisições no web service da Sefaz, que vão acontecendo em fila. Em cada requisição, um evento é registrado, e o retorno das informações depende do cumprimento de regras determinadas pela Receita Federal.
🚩 Importante: para liberar as NFes de forma completa para o Destinatário, a Sefaz exige o registro de um evento de Manifestação, que pode ser de Ciência, Confirmação ou Operação não realizada.
Para cumprir as regras, o sistema da Qive (Arquivei) realiza automaticamente o registro de Ciência da Emissão, que é um evento oficial, porém sem peso conclusivo para o Fisco. |
Entenda todas as determinações para a consulta de NFes, CTes e NFSes em nossos materiais completos:
💡 Principais informações
🔹 Quem pode utilizar essa solução?
Pessoas jurídicas e seus representantes que possuem um Certificado Digital de tipo A1 ou A3 e modelo e-cnpj.
Essa é a funcionalidade ideal para empresas de todos os portes que administram seus negócios por meio de CNPJ e escritórios contábeis que realizam a gestão fiscal de pessoas jurídicas.
🔹 Quais documentos são consultados?
No momento, a consulta automatizada com certificado e-cnpj está disponível para Notas Fiscais eletrônicas, (modelo 55), Conhecimentos de Transporte eletrônicos (modelo 57) e Notas Fiscais de Serviço eletrônicas.
🔹 É possível obter documentos retroativos?
No caso das NFes, as notas fiscais eletrônicas e suas informações ficam disponíveis para consulta por até 90 dias após a recepção pelo Ambiente Nacional.
No entanto, as regras da Sefaz delimitam uma frequência mínima de uso, que será determinante para o retorno de notas fiscais com data de emissão anterior à consulta.
Em linhas gerais os cenários se distribuem da seguinte forma:
CNPJs já usuários do web service e que realizam consulta pelo menos uma vez a cada 60 dias:
a geração de informações é contínua → é possível obter NFes retroativas integralmente;
CNPJs já usuários do web service, mas que deixaram de consultar por um período superior a 60 dias:
a geração de informações é reativada partir de uma nova consulta → é possível obter NFes retroativas, mas com inconsistências (notas faltantes);
CNPJs utilizando o web service pela primeira vez:
a geração de informações começa a partir da ativação da consulta → não é possível obter NFes retroativas.
Compreenda melhor esse requisito, descrito na Nota Técnica 2014.002, com o nosso conteúdo especial:
Para CTes, é possível obter documentos dos últimos três meses.
E para NFSes, as notas retornadas serão aquelas com data de emissão posterior à primeira consulta.
🔹 Quais são as vantagens de consultar as notas recebidas por um CNPJ?
A falta de controle dos documentos fiscais representa um risco para os negócios.
Pessoas jurídicas devem realizar o monitoramento das notas que mencionam seus dados para evitar problemas como a sonegação de impostos não intencional.
Utilizar a consulta de NFes da Qive (Arquivei) te ajuda a acompanhar em tempo real se o seu CNPJ ou de seu cliente está sendo mencionado de forma indevida, como em notas frias, por exemplo.
👣 Como consultar NFes recebidas por CNPJs
Veja como consultar NFes recebidas por pessoas jurídicas é simples na Qive (Arquivei):
Antes de seguir o passo a passo abaixo, certifique-se de que o CPF de interesse já foi adicionado à sua conta.
Clique aqui caso prefira ver primeiro como cadastrar CNPJs na Qive (Arquivei). |
Disponibilize as informações do Certificado Digital do CNPJ cadastrado na plataforma:
Em seguida, acesse a listagem de NFes no painel de Acesso às notas;
Caso possua mais de um CNPJ cadastrado na conta, selecione o cadastro de interesse.
Clique em Consulta completa para obter todas as informações;
Aguarde a finalização do processo e pronto! 🎉 As notas disponibilizadas pela Sefaz serão apresentadas em sua listagem.
Dica: o Certificado Digital A1 permite o agendamento de consultas automáticas. Ative agora mesmo e fique livre de penalizações da Sefaz por Consumo indevido de consultas.
|
🔵 Confira como funciona a consulta e gestão de documentos fiscais como CTes, NFSes, NFCes, CFes-SAT e MDFes na Qive (Arquivei):
Quer mais informações sobre a consulta de documentos fiscais por pessoas jurídicas? Abra o chat e fale com um de nossos especialistas!