Para facilitar a integração e comunicação entre diferentes times de uma mesma empresa, ou entre contadores e clientes, é possível adicionar e gerenciar grupos de usuários ou painéis na sua conta Qive (Arquivei). Leia o artigo abaixo e conheça as características de cada acesso!
💻 Tipos de acesso
Antes de saber em detalhes quais são as permissões específicas para cada tipo de usuário existente na conta, é importante reconhecer os diferentes grupos de acesso à plataforma e às empresas adicionadas.
Administrador: e-mail cadastrado para ser responsável por todas as decisões e por liberar outros acessos na conta;
Usuário: e-mail cadastrado para acessar todos os CNPJs da conta;
PAB (Painel de Acesso Básico): e-mail cadastrado para ter acesso somente a CNPJs específicos de uma conta;
Usuário de PAB: e-mail cadastrado para visualizar apenas os CNPJs associados a um painel de acesso básico.
A seguir, você vai aprender os atributos de todos os acessos e quais autorizações estão vinculadas a cada um deles.
🗣️ Administrador da conta
O administrador da conta Qive (Arquivei) – que é único – possui acesso a todas as funcionalidades da plataforma. É ele, também, o responsável por solicitar e aprovar qualquer alteração ligada a mudanças de plano, assinaturas de aplicativos, adição de usuários, gestão de permissões dos usuários, movimentações de CNPJs e cancelamentos.
Além disso, o administrador é quem controla seus próprios dados de acesso. Por consequência, uma possível troca de administrador, ou inclusive do e-mail de um administrador, só pode ser realizada a partir do procedimento de confirmação com o mesmo.
👤 Usuário
Os usuários normalmente são pessoas que fazem parte do mesmo setor ou empresa do administrador da conta. Basicamente, referem-se a todos os endereços de e-mails convidados a acessar a Qive (Arquivei) e cujas permissões podem ser alteradas de acordo com o papel a ser desempenhado na plataforma. Confira a seguir como se subdividem os usuários.
Usuário comum ou sem permissões alteradas
Por padrão, quando um novo usuário é adicionado, é possível selecionar quais funcionalidades poderão ser utilizadas por ele. Caso não seja feita nenhuma alteração, o usuário comum terá permissão para:
✅ Realizar consultas completas;
✅ Gerar relatórios;
✅ Criar e aplicar etiquetas;
✅ Fazer download de XMLs/PDFs;
✅ Manifestar NFes e CTes (desde que o administrador permita);
✅ Importar XMLs;
✅ Gerar o Fechamento de Mês;
✅ Acessar a seção Minhas Empresas;
✅ Acessar aplicativos/módulos já assinados (de acordo com o permitido pelo administrador);
✅ Acessar a loja de aplicativos.
❌ Em contrapartida, o usuário comum não poderá acessar a seção Minha Conta, adicionar novos usuários, incluir ou editar CNPJs, adicionar Painel de Acesso Básico (PAB), associar ou excluir certificados, assinar aplicativos/módulos, alterar o plano ou recorrência da conta e nem editar permissões de outros usuários.
Usuário com permissão de Gerente
Nos casos em que o administrador deseja compartilhar algumas das responsabilidades em relação ao gerenciamento da conta Qive (Arquivei), é possível alterar a permissão de usuários comuns e incluí-los no chamado Grupo de Gerente. Nesse sentido, os usuários com permissões especiais poderão:
✅ Acessar todas as funcionalidades de usuário (permitidas pelo administrador);
✅ Adicionar novos CNPJs (desde que não o valor da fatura não seja alterado por isso);
✅ Editar as empresas da conta;
✅ Adicionar/desassociar Painel de Acesso Básico (PAB);
✅ Acessar a seção Minha Conta;
✅ Enviar e associar/excluir certificado digital e agendar consultas;
✅ Adicionar usuários;
✅ Desativar usuários que não possuam permissão de Gerente;
✅ Editar permissões de usuários que não sejam Gerentes.
❌ Porém, mesmo com um papel estratégico maior na conta, os usuários Gerentes não têm autorização para assinar aplicativos ou alterar o plano.
Quer ver o passo a passo para adicionar um usuário? Acesse o artigo:
🖥️ PAB (Painel de Acesso Básico)
Os painéis de acesso básico funcionam como um espelho de uma conta principal e têm acesso limitado a CNPJs liberados pelo administrador. Por serem “externos” à conta, os PABs possuem suas operações e permissões pré-definidas, que incluem:
✅ Realizar consultas completas;
✅ Gerar relatórios básicos;
✅ Aplicar etiquetas já criadas;
✅ Fazer download de XMLs/PDFs;
✅ Manifestar NFes e CTes;
✅ Importar XMLs;
✅ Gerar o Fechamento de Mês;
✅ Acessar a seção Minhas Empresas (e gerenciar apenas os CNPJs que estão liberados no painel básico referente);
✅ Acessar a loja de aplicativos e assinar módulos (sendo apenas os módulos Relatórios Avançados NFe e Sincroniza Notas disponibilizados para assinatura de um PAB);
✅ Enviar certificados digitais (sem fazer associação ou agendamentos);
✅ Adicionar usuários no painel;
✅ Alterar as permissões de usuários do painel.
❌ Nesse sentido, os PABs não conseguem excluir ou associar empresas a um certificado digital, criar etiquetas ou cadastrar fornecedores (já que o aplicativo Lista de Fornecedores não fica disponível para os painéis).
Descubra mais sobre os PABs:
👥 Usuário de PAB
Assim como um administrador pode adicionar usuários à conta principal, um Painel de Acesso Básico pode incluir acessos de acordo com as necessidades de gestão.
Usuários de painéis básicos podem:
✅ Visualizar todos os documentos das empresas do painel em que estão associados;
✅ Utilizar as funcionalidades básicas da plataforma
realizar consultas completas;
gerar relatórios básicos;
aplicar etiquetas já criadas;
fazer download de XMLs/PDFs;
manifestar NFes e CTes (desde que permitido pelo PAB);
importar XMLs;
gerar o Fechamento de Mês.
❌ Diferente dos usuários comuns da conta, no entanto, os usuários de um painel básico não têm permissão para acessar a loja de aplicativos.
🔔 Observações
Além das permissões e atribuições específicas para cada grupo de acesso à conta Qive (Arquivei), são respeitadas também algumas regras e limitações, a fim de garantir a segurança no uso da plataforma:
Um mesmo e-mail não pode ser administrador de duas contas diferentes na Qive (Arquivei);
Um mesmo e-mail não pode ser adicionado como usuário de duas contas distintas;
Não é possível cadastrar um PAB como usuário ou administrador em uma conta principal;
Não se deve associar um usuário ou administrador de uma conta como um PAB.
❔ Precisa de ajuda com a gestão de acessos e permissões? Entre no chat e chame um dos nossos especialistas! Estamos aqui para te ajudar 😉