Utilizar um certificado digital A3

Veja como consultar notas com o certificado do tipo cartão ou token no Arquivei

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e veja os principais passos para utilizar um certificado digital A3 no Arquivei.


📄 Leia o artigo completo:

O certificado digital A3 é um registro digital em mídia física, como um token ou cartão e que possui uma validade estendida de até 3 anos.

Para garantir o funcionamento e a conexão segura com o certificado A3, siga as etapas abaixo:

  1. Conecte o dispositivo do certificado no computador em que será realizada a consulta;

  2. Confira se a sua máquina já possui o software do certificado digital instalado corretamente. Verifique também se o seu navegador reconhece o arquivo do A3. Caso o programa do certificado não esteja instalado, você deve entrar em contato com a certificadora para obter mais informações;

  3. Baixe e instale o Módulo de Segurança Arquivei (MSA), para que seja estabelecida uma conexão segura entre você, a Sefaz e o nosso sistema.

    ⚠️Importante: o seu sistema operacional deve ser Windows, pois nosso módulo de segurança não funciona em sistemas Linux e MacOS.

  4. Depois de fazer a instalação, é só entrar em Acesso às notas, clicar na listagem de NFe ou CTe e fazer uma Consulta Completa. Pode ser necessário liberar a execução do MSA.

  5. Pronto 🎉. Você já pode acompanhar a entrada de novas notas e seguir normalmente com os seus processos de gestão fiscal!


💡 Boas práticas para utilizar um certificado A3

  • Faça uma Consulta Completa pelo menos uma vez a cada 10 dias.

    Esse é o prazo determinado pela Sefaz para que as notas retornem de forma completa e sejam armazenadas em sua conta Arquivei. Caso as consultas aconteçam em um prazo maior que 10 dias, as notas poderão ficar com o status Somente resumo.

  • Aguarde 1 hora, no mínimo, entre cada nova operação de consulta.
    Requisições consecutivas podem ocasionar erros ou o bloqueio por Consumo Indevido pela Sefaz.

  • Instale o Módulo de Segurança Arquivei em cada computador* que for utilizar o certificado A3 para a consulta de notas.

    Se você utiliza mais de um computador para consultar no Arquivei, se você trocar de máquina ou se atualizar seu sistema, lembre-se sempre de instalar o MSA novamente para não ter nenhum problema.

    *Caso você vá utilizar um computador apenas para acessar o Arquivei e visualizar notas, você não precisa passar por todo esse processo.


🔺 Erros no uso do certificado A3

Se você tentou utilizar um certificado A3 para realizar a consulta de notas no Arquivei e encontrou algum erro durante esse processo, entre em contato com a nossa equipe através do chat.

Respondeu à sua pergunta?