Para consultar as NFes, o Arquivei estabelece conexão direta com o Web Service de Distribuição de DFes da Secretaria da Fazenda Nacional (Sefaz), que disponibiliza – para os atores das notas fiscais – as informações armazenadas nos mesmos padrões de estrutura e modelo, numa base unificada. Entenda neste artigo como acontece o retorno das NFes para a sua conta e saiba o que significa a condição "Somente resumo".

🤔 Como funciona a consulta no web service?

Para ter acesso às notas emitidas contra o seu CNPJ ou o de seu cliente, o Arquivei faz uma série de requisições no web service da Sefaz, que vão acontecendo em fila.

Em cada requisição, um evento é registrado, e o retorno das informações depende do cumprimento de etapas pré-determinadas pela Receita Federal. Abaixo, listamos as 3 principais fases:

  1. Na primeira requisição, nosso sistema busca na Sefaz a informação de quais notas autorizadas para um determinado CNPJ estão disponíveis para download. Ao completar esse pedido, a Sefaz fornece um resumo de informações das notas que podem ser liberadas para consulta.

  2. A segunda requisição é o registro de Ciência da Emissão nas notas que a Sefaz disponibilizou como somente resumo. O web service processa, então, o evento de Ciência, e gera NSUs de download, que funcionam como uma espécie de senha para cada ocorrência de uma Nota Fiscal eletrônica.

    ⚠️ Importante: o registro do evento de Ciência é obrigatório para consultas via web service. Porém, ele aponta apenas que o destinatário da NFe tem conhecimento de que o documento foi emitido, não possuindo um peso de manifestação conclusiva para o Fisco.

  3. Na terceira requisição, e com o NSU de download, conseguimos obter o XML da nota, que é apresentada de forma completa em sua conta no Arquivei.

⏳ Notas Somente Resumo

Quando uma nota é exibida como Somente resumo, é porque a Sefaz não disponibilizou o XML dela durante a consulta.

Esse estado pode ser decorrente de algumas situações:

  • Se a Sefaz apresenta falhas no recebimento das manifestações ou demora para gerar o NSU de download ➡️ o XML completo não é retornado, e a consulta é encerrada, mantendo as notas somente resumo. Na maioria dos casos, basta aguardar e realizar uma nova consulta para que a nota fique completa;

  • Se o prazo para manifestação de Ciência da Emissão foi perdido ➡️ em 02/05/2022, a Sefaz oficializou, por meio da NT 2020.001, a implementação dos prazos determinados pelo Ajuste Sinief 44/20 em seu web service, que limita em 10 dias o período para o registro de Ciência, após a autorização de uma NFe;

    👉 Neste caso, as notas permanecem em resumo e indisponíveis para download, e somente serão disponibilizadas de forma completa pela Sefaz caso seja feito o registro de uma manifestação conclusiva de "Confirmação de Operação" ou “Operação não Realizada”.

O que você pode fazer?

Dependendo do certificado digital da sua empresa, você pode se adequar ao novo prazo da consulta e evitar o acúmulo de notas em resumo de duas formas:

🚩 Certificado A1

Configure sua conta para efetuar consultas completas automaticamente. Dessa forma, a atualização das suas notas acontecerá a cada duas horas. Veja como no link abaixo:

🚩 Certificado A3

Para o certificado A3 (cartão/token), é preciso acessar a conta e realizar uma Consulta Completa a cada 10 dias, no mínimo.

Essa operação atualiza sua listagem de notas e impede que você fique com documentos incompletos na sua lista de NFes Recebidas.


🔴 E atenção: se você já fez uma consulta completa e continua visualizando notas em resumo, recomendamos esperar no mínimo 1 hora antes de repetir a requisição de consulta completa, para evitar o bloqueio do seu certificado e a penalização por Consumo Indevido.


Caso ainda tenha alguma dúvida, nos procure no chat, estamos à disposição para te ajudar! 😃

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