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Notas em resumo na Qive (Arquivei)

Entenda qual é a diferença entre uma nota completa e uma nota somente resumo na Qive (Arquivei)

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Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de 2 meses

Para consultar as Notas Fiscais eletrônicas, a Qive (Arquivei) estabelece conexão direta com o Web Service de Distribuição de DFes da Secretaria da Fazenda Nacional (Sefaz), sistema responsável por centralizar e disponibilizar as informações das NFes sob um mesmo padrão de estrutura e modelo.

Neste artigo, você vai entender em detalhes como acontece o retorno das NFes para a sua conta no Qive (Arquivei) e o que significa a condição Somente resumo.


🤔 Como funciona a consulta no web service?

Para ter acesso às notas emitidas contra um CNPJ, a Qive (Arquivei) faz uma série de requisições no web service da Sefaz, que vão acontecendo em fila.

Em cada requisição, um evento é registrado, e o retorno das informações depende do cumprimento de etapas pré-determinadas pela Receita Federal.

Abaixo estão listadas as 3 principais fases:

  1. Primeira requisição

    Nosso sistema solicita na Sefaz a informação de quais NFes estão autorizadas para um determinado CNPJ. Ao completar este pedido, a Sefaz fornece um resumo de informações das notas que podem ser liberadas para consulta.

  2. Segunda requisição

    Nesta etapa, nosso sistema registra a Ciência da Emissão* nas notas disponibilizadas em resumo pela Sefaz.

    *Este evento é uma exigência da Receita Federal para retornar o XML das notas em uma consulta no seu web service. Porém, apesar de ser uma manifestação oficial de NFe, ele aponta apenas que o destinatário tem conhecimento de que o documento foi emitido, e não possuí nenhum peso conclusivo perante o Fisco.

    O web service processa o evento de Ciência e então gera NSUs de download, que funcionam como uma espécie de senha para cada ocorrência atrelada a uma Nota Fiscal eletrônica.

  3. Terceira requisição

    Com os NSUs de download, conseguimos obter os XMLs das notas disponíveis, que são, por fim, apresentadas de forma integral em sua conta na Qive (Arquivei).


⏳ Notas em Somente Resumo e dicas de solução

Quando uma nota aparece sinalizada como Somente resumo em sua conta, significa que a Sefaz não disponibilizou o XML dela durante a consulta feita pelo nosso sistema no web service nacional.

Veja abaixo quais são as principais causas dessa condição e o que fazer em relação a cada uma delas:

  • Nota em resumo por instabilidade no Ambiente Nacional da Sefaz

    O web service nacional pode apresentar indisponibilidade de serviços, falhas no recebimento das requisições ou lentidão para gerar NSUs de download.

    ➡️ Nesses casos, as consultas podem ser encerradas pela própria Sefaz sem o retorno dos XMLs, mantendo as notas em resumo na Qive (Arquivei).

    ✔️ Recomendamos aguardar pelo menos 2 horas e então realizar uma nova consulta para que a nota seja obtida de forma completa;

  • Nota em resumo por perda do prazo de manifestação da Ciência da Emissão

    O web service da Sefaz segue o prazo do Ajuste Sinief 44/20, que permite o registro do evento de Ciência no período máximo de 10 dias após a autorização de uma NFe;

    ➡️ Notas que não tiverem o registro da Ciência da Emissão em até 10 dias após sua autorização permanecerão em resumo e indisponíveis para download.

    ✔️ Dentro de até 180 dias após a autorização da NFe, você pode utilizar o resumo de informações para realizar uma manifestação conclusiva, como "Confirmação de Operação" ou “Operação não Realizada” – com o registro de um desses eventos, a nota será disponibilizada de forma completa pela Sefaz, e você poderá então acessar e baixar XML e DANFe na Qive (Arquivei).

  • Nota em resumo por configuração do certificado A1

    Em nossa plataforma, é possível agendar consultas automáticas com o uso de um certificado digital do tipo A1.

    ➡️ Durante a configuração desse agendamento, você pode escolher entre 'Consulta Completa' e 'Consulta Resumo'.

    • Na opção 'Consulta Resumo', nosso sistema não irá realizar a etapa de registro da Ciência da Emissão, e as NFes disponíveis para o CNPJ interessado serão armazenadas na Qive (Arquivei) com as informações essenciais, mas não será possível fazer o download do XML ou visualizar o DANFe.

      ✔️ Para garantir que as notas fiquem completas e com a possibilidade de download, verifique se um agendamento de consultas automáticas com certificado A1 foi configurado como Consulta completa.

      O administrador da conta ou um usuário com permissão de gerente deve ir até a seção Certificados & Agendamentos > Localizar o certificado A1 da empresa de interesse na aba Certificados A1 e Associações > Clicar em Ver detalhes > No campo Agendamento, conferir se a opção é Consulta completa de NFes.

      Caso seja necessário ajustar, basta clicar em Agendar > No campo Operação, selecionar Consulta completa > Clicar em Agendar para todas as empresas do certificado.


💡 Como prevenir que as notas fiquem em resumo?

Dependendo do certificado digital da sua empresa, você pode ter mais tranquilidade na consulta e evitar notas em resumo de duas formas:

🔹 Certificado A1 (software)

Configure sua conta para efetuar consultas automáticas completas. Dessa forma, a atualização das suas notas acontecerá a cada duas horas e será feita pelo nosso sistema, sem necessidade de ações manuais. Veja como configurar no link abaixo:

🔹 Certificado A3 (mídia física, em cartão/token)

Para o certificado A3, é preciso acessar a conta e realizar pelo menos uma Consulta Completa a cada 10 dias.

Essa operação atualiza sua listagem de notas e impede que você fique com documentos incompletos por perda do prazo de registro da Ciência da Emissão.


🔴 Atenção

Se você já fez uma consulta completa de forma manual e continua visualizando notas em resumo, recomendamos esperar no mínimo 1 hora antes de repetir a requisição de consulta, para evitar o bloqueio do seu certificado e uma penalização por Consumo Indevido.


Caso ainda tenha alguma dúvida, nos procure no chat, estamos à disposição para te ajudar! 😃

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