Todas as coleções
Dúvidas frequentes
Certificados
Certificado Digital A1
7. O que fazer quando as notas estão retornando incompletas após consulta com certificado A1
7. O que fazer quando as notas estão retornando incompletas após consulta com certificado A1
Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

Se você está visualizando NFes incompletas na listagem, com o indicador de Somente resumo, significa que a Sefaz não disponibilizou os XMLs durante a consulta.

Esse problema pode ser motivado por atrasos e falhas da própria Sefaz ou, de forma mais comum, pela perda do prazo da manifestação da Ciência da Emissão – principal requisito da Secretaria da Fazenda para retornar NFes completas em uma consulta pelo web service.

👉 Para tentar solucionar o problema a partir do certificado A1, você pode:

✅ Fazer o agendamento de consultas automáticas, para garantir que o nosso sistema busque novas NFes para a empresa do seu interesse de forma periódica e sem interrupções.

✅ Verificar se um agendamento já realizado está configurado para Consulta completa.

Ambos os passos podem ser executados pelo administrador da conta ou por um usuário com permissão de gerente:

  1. Entre em Minha conta > Certificados & Agendamentos;

  2. Localize o certificado A1 da empresa de interesse na aba Certificados A1 e Associações ou na aba Empresas sem agendamento;

  3. Clique em Agendar;

  4. No campo Operação, selecione Consulta completa;

  5. Finalize clicando em Agendar para todas as empresas do certificado.


Se você já fez as conferências dos passos acima e continua visualizando notas em resumo, siga para a etapa de verificação do status e prazo de Manifestação da NFe.

Veja a seguir as possibilidades para alguns cenários.


⏳ Notas Somente resumo, Sem manifestação e com Prazo restante:

  • Realize o registro de Ciência da Emissão na NFe. A nota será atualizada para completa na próxima consulta realizada pelo nosso sistema.

📍 Nota: o registro do evento de Ciência aponta apenas que o destinatário da NFe tem conhecimento de que o documento foi emitido e não possui um peso de manifestação conclusiva para o Fisco.


🚫 Notas Somente resumo, Sem manifestação e com Prazo perdido:

  • Caso deseje visualizar as informações completas, você pode, nesse caso, fazer o registro do evento de Confirmação de Operação ou do evento de Operação não Realizada.

    ⚠️ Mas, atenção: esses registros possuem peso final para o Fisco. Portanto, certifique-se de que o evento escolhido será adequado para o documento em questão a fim de evitar qualquer problema futuro.

    Após o registro de um dos eventos conclusivos, a nota será atualizada para completa na próxima consulta realizada pelo nosso sistema.


➕ Notas canceladas

NFes canceladas podem aparecer em resumo ou completas na plataforma, dependendo de quando o evento de cancelamento foi transmitido e oficializado pela Sefaz.

  • NFe cancelada e 'completa': significa que a nota foi retornada completa pela Sefaz em uma consulta e posteriormente cancelada pelo emissor.

    O evento de cancelamento será vinculado ao documento já armazenado no Arquivei e o status da NFe será atualizado de forma automática pelo nosso sistema;

  • NFe cancelada e 'em resumo': significa que a nota foi cancelada pelo emissor antes mesmo de o documento ser consultado pelo nosso sistema no web service da Sefaz. Dessa forma, a consulta retorna apenas o evento de cancelamento, com informações resumidas.

Respondeu à sua pergunta?