Gestão de NFCe e CFe

Saiba como controlar esses documentos fiscais e suas informações com a ajuda do Arquivei

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

Criados para documentar uma operação comercial nos estabelecimentos de varejo, facilitando a relação entre fornecedor e cliente, a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFCe) e os Cupom Fiscal eletrônico (CFe) são documentos que possuem validade fiscal e jurídica e que buscam oferecer mais segurança para comerciantes e consumidores.

Aprenda no artigo abaixo as diferenças entre NFCes e CFes e saiba como realizar a gestão fiscal deles no Arquivei.


📝 NFCe x CFe: definições e diferenças

Antes de entender como gerenciar NFCes e CFes na plataforma Arquivei, é importante conhecer as características básicas de cada documento fiscal.

  • A NFCe, substituta da nota fiscal de venda ao consumidor modelo 2 e do cupom fiscal emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF), surgiu como componente do Sped fiscal. O documento tem uma estrutura semelhante à NFe, com pequenas diferenças em informações e regras, mas idêntica na maioria dos campos.

    • a NFCe está presente em todos os estados do Brasil.

  • O CFe, também substituto do Emissor de Cupom Fiscal, funciona como um simplificador de operações. As informações são geradas por dispositivos específicos, como o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), e transmitidas automática e periodicamente, via internet, às Secretarias da Fazenda estaduais.

📗 Acesse o material da Academia Arquivei para saber mais:


💡 Gestão fiscal de NFCe e CFe-SAT no Arquivei

A Lei da Guarda, que obriga empresas a armazenarem os arquivos XMLs de documentos fiscais por 5 anos mais o ano vigente, abrange tanto a NFCe quanto o CFe.

Dessa forma, centralizar esses cupons no Arquivei é uma forma fácil e segura de cumprir com as obrigações fiscais.

🚩 Por possuírem um alto volume de emissão mensal, a NFCe e o CFe não são disponibilizados para consulta em web service da Sefaz Nacional, ficando vinculado apenas às secretarias estaduais.

Para te ajudar na gestão, esses documentos fiscais podem ser armazenados em nossa plataforma de acordo com as seguintes especificações:

Documento e papel

Processo para disponibilização no Arquivei

NFCe emitida

Via importação de XMLs

NFCe recebida

Via importação de XMLs

CFe-SAT emitido

Via consulta automática na Secretaria da Fazenda de São Paulo

CFe-SAT recebido

Via importação de XMLs

Para entender melhor as etapas envolvidas em cada processo, veja os materiais completos:

Uma vez que os documentos estejam no Arquivei, é possível acessar as listagens individuais e utilizar todas as funcionalidades oferecidas.


👀 Onde encontrar NFCe e CFe-SAT armazenados no Arquivei

Assim como os outros documentos fiscais, as Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFCes) e os Cupons Fiscais eletrônicos gerados por SAT (CFes-SAT) possuem listagens específicas na plataforma Arquivei, e você pode acessá-las no menu lateral esquerdo.

Os documentos disponíveis via importação de XMLs (ou via consulta automática, no caso de CFe-SAT emitidos), ficarão organizados segundo o papel do CNPJ cadastrado no Arquivei.


📊 Relatórios de NFCe e CFe-SAT e fechamento de mês

Os dados presentes nos documentos fiscais podem ser utilizados de forma estratégica com a exportação de relatórios básicos em Excel, que auxiliam na visualização dos dados e facilitam o somatório do valor das operações, a filtragem das notas por UF de origem, competência ou status, por exemplo.

Além disso, ao fazer a gestão fiscal de NFCes e CFe-SATs com o Arquivei, existe a possibilidade de reunir esses documentos de forma organizada e em um único lugar com a ferramenta Fechamento de Mês.


Se tiver qualquer dúvida sobre a gestão fiscal de NFCes e CFe-SATs no Arquivei, chame nossos especialistas através do chat!

Respondeu à sua pergunta?