A escrituração de notas é um processo cheio de etapas e que demanda, além de atenção, o armazenamento de todos os documentos fiscais, emitidos e recebidos, sem exceção. Pensando nisso, o Arquivei oferece ferramentas que ajudam a acelerar e otimizar o seu trabalho, facilitando o cumprimento de todas as obrigações tributárias. Veja neste artigo como se preparar para esta rotina com tranquilidade e segurança 😄.


Uma das funcionalidades de gestão fiscal mais utilizadas da plataforma é o Fechamento de Mês. 📅

Com este módulo, que é gratuito, é possível realizar em poucos cliques o download de todos os XMLs e PDFs dos documentos fiscais, para uma ou mais empresas cadastradas na conta.

👉 Se você já possui acesso ao Arquivei, veja como é simples:

1. No menu lateral esquerdo, acesse a função Fechamento de Mês;


2. Em seguida, escolha o mês desejado e selecione as empresas de interesse;


3. Faça a seleção de documentos fiscais (XMLs) e indique se deseja incluir os documentos auxiliares em PDF;

➡️ Os documentos podem ser NFe, NFSe, CTe, NFCe e CFe-SAT;

*Por padrão, a seleção automática já inclui os arquivos XMLs de todos os documentos e papéis, deixando a adição dos arquivos em PDF como opcional.

🚩 Para documentos que tenham sido emitidos pelos CNPJs de interesse, é necessário ter realizado previamente o processo de importação das notas para a plataforma.


4. Por fim, basta escolher o que deseja fazer com o fechamento!

A função de Fechamento de Mês gera uma pasta em formato ZIP contendo todos os arquivos selecionados, que ficam organizados por empresa, tipo de documento e em XMLs e documentos auxiliares em PDF.

A partir disso, você pode escolher se deseja enviar o resultado por e-mail – para um contador, por exemplo –, ou se prefere baixar o arquivo diretamente para o seu computador.


📌Preencher o SPED fica mais fácil com essa função, não acha? Aproveite!


🟢 Se tiver qualquer dúvida, chame nossos especialistas através do chat!

Encontrou sua resposta?