Neste artigo, apresentamos como funciona o limite de documentos em cada plano no Arquivei e quais são as ações relacionadas ao atingimento do consumo máximo. Vem entender melhor 👇.

  1. Limite mensal de documentos;

  2. Acompanhamento do consumo;

  3. Alertas sobre o consumo;

  4. Como funciona a verificação do limite mensal.


1. Limite mensal de documentos 🧾

Cada plano básico do Arquivei possui um limite total de documentos processados por mês para atender a diferentes padrões de uso. Confira abaixo os detalhes.

Plano

Documentos incluídos

Limite mensal (XMLs)

Starter

NFe e NFSe

50

Controle

NFe, CTe e NFSe

300

Business

NFe, CTe e NFSe

1000

*O plano Business permite a contratação de pacotes adicionais de XMLs.

**Os planos Controle e Business oferecem também o armazenamento de NFCe e CFe-SAT. Para consultar o limite desses documentos, clique aqui.

À medida que uma empresa cresce, é natural que o volume de documentos também passe a ser maior e, por isso, é realizado um acompanhamento regular da conta, garantindo que o plano contratado seja compatível com a demanda.


⚠️ Importante

  • As medidas descritas a seguir estão ativas, atualmente, para os planos Starter, Controle e Business, na modalidade de recorrência mensal;

  • A checagem do consumo de DFes é executada diariamente pelo sistema.


2. Acompanhamento do consumo 📊

Uma das formas de ter visibilidade sobre o consumo de DFes da sua conta é através do Painel Principal, que exibe um resumo com o compilado de todos os CNPJs cadastrados.

Dessa forma, você consegue manter o controle sobre a quantidade de documentos fiscais que está recebendo mensalmente, e pode verificar se o plano escolhido está de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para ter mais detalhes sobre quais DFes estão consumindo o seu limite, ou até mesmo entender qual é o período de referência para a apuração do consumo, basta posicionar o cursor do mouse sobre o ícone informativo 🛈, que uma janela descritiva será exibida. Observe um exemplo na imagem abaixo:


3. Alertas sobre o consumo

Além de disponibilizar o painel de acompanhamento, quando 80% do limite é atingido, uma notificação é enviada por e-mail ao administrador da conta, informando sobre este comportamento.

Caso o consumo permaneça em alta, atingindo por consequência 100% do limite, uma segunda comunicação é efetuada, especificando também a situação da conta e os próximos passos.

Em ambos os eventos, no atingimento de 80% e 100% do limite contratado, o administrador da conta receberá os avisos por e-mail no dia seguinte à data em que as respectivas quantidades de XMLs forem alcançadas.

🚩 A partir disso, é recomendada uma adequação voluntária do plano, para evitar que o acesso às notas fiscais sofra restrições no futuro.


4. E como funciona a verificação do limite mensal de XMLs? 🤔

  • 📌Volume: o consumo é calculado através da soma dos totais de NFes, CTes e NFSes, tanto recebidos quanto emitidos, cuja data de emissão esteja dentro do ciclo de cobrança vigente.
    ➡️ Se uma conta tem o início do ciclo de cobrança todo dia 10, o volume contabilizará notas armazenadas no Arquivei que tenham sido emitidas entre os dias 10 de outubro e 9 de novembro, por exemplo. O mesmo princípio vale para os meses subsequentes.
    Além disso, são considerados os documentos de todas as origens e que sejam de empresas ativas na conta;

  • 📅 Periodicidade: o alerta será enviado todas as vezes em que as taxas de 80% e 100% do limite forem atingidas, o que pode ocorrer dentro de um mesmo ciclo de cobrança ou em períodos diferentes.

  • 📂 Limite total: a contagem considera o limite do plano básico somado, caso exista, ao limite adicional por pacotes de XMLs contratados*.

    *A contratação de pacotes adicionais de XMLs é disponibilizada somente para assinantes do Plano Business.


Caso você tenha alguma dúvida sobre este processo, fique à vontade para conversar com um dos especialistas do nosso time de Sucesso do Cliente! É só chamar em nosso chat 👉🟢

Encontrou sua resposta?