[Legado] Planos e limites de DFes

Veja como funcionam as regras de volume de documentos gerenciados nos planos Starter, Controle e Business

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo se refere aos planos do Arquivei anteriores à tabela vigente desde Abril/2023. Assim, se você se tornou nosso cliente após esse período, estas informações podem não ser as aplicáveis à sua conta. Para obter informações sobre nossos planos atuais, sugerimos entrar em contato com a nossa equipe pelo chat.

💡 Dica: administradores ou usuários com permissão de gerente podem ver dados do plano Arquivei contratado em Detalhes da Conta.


1. Limite mensal de documentos 🧾

Os planos Starter, Controle e Business do Arquivei possuem faixas fixas de volumetria de documentos processados por mês para atender a diferentes padrões de uso. Assim, o limite de cada conta depende do plano contratado no momento da assinatura.

Confira abaixo um resumo dos planos.

Plano

Documentos contabilizados

Limite mensal (XMLs)

Starter

NFe e NFSe

50

Controle

NFe, CTe, NFSe, CFe-SAT, NFCe, MDFe

300

Business Basic

NFe, CTe, NFSe, CFe-SAT, NFCe, MDFe

1.000

Business High

NFe, CTe, NFSe, CFe-SAT, NFCe, MDFe

5.000


2. Controle do volume de documentos gerenciados 📋

Quando uma empresa cresce, é natural que o volume de Documentos Fiscais eletrônicos (DFes) gerenciados também passe a ser maior e, por isso, nosso sistema realiza um acompanhamento regular da conta e da quantidade de DFes transacionados, para garantir que o plano contratado seja adequado à demanda.

⚠️ Importante

As informações aqui descritas se aplicam a:

  • Planos

    • Starter;

    • Controle;

    • Business Basic;

    • Business High.

  • Recorrência

    • Mensal;

    • Anual.

⏱ A checagem do consumo de DFes é executada diariamente pelo nosso sistema.


3. Acompanhamento do consumo 📊

Uma das formas de ter visibilidade sobre o consumo de DFes da sua conta é através do Painel Principal, que exibe um resumo com o compilado de todos os CNPJs cadastrados.

Dessa forma, você consegue manter o controle sobre a quantidade de novos documentos fiscais que está recebendo mensalmente, e pode verificar se o plano escolhido está de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para ter mais detalhes sobre quais DFes estão consumindo o seu limite, ou até mesmo entender qual é o período de referência para a apuração do consumo, basta posicionar o cursor do mouse sobre o ícone informativo 🛈 para exibir a janela descritiva. Observe um exemplo na imagem abaixo:


4. Alertas sobre o consumo

Além de disponibilizar o painel de acompanhamento, nosso sistema fará o envio automático de comunicações de alerta quando o volume de documentos estiver se aproximando ou superando a faixa de XMLs contratada.

Veja quais são essas comunicações abaixo:

📧 1° comunicado – Consumo próximo ao Limite de DFes:

No momento em que a conta atingir entre 80% e 100% do limite contratado na assinatura, uma notificação será enviada por e-mail ao administrador da conta, informando sobre este cenário.

Conta em 80% do consumo

Conta em 100% do consumo

🚩 Nesse caso, já recomendamos uma adequação voluntária do plano, uma vez que nosso sistema irá realizar uma alteração automática caso 100% do limite seja ultrapassado.

📧 2° comunicado – Limite de DFes atingido

Se o consumo permanecer em alta, e a conta ultrapassar 100% do limite, uma segunda comunicação será efetuada, especificando os próximos passos.

Conta com 100% do consumo excedido

⚠️ No cenário de mais de 100% do limite atingido, a conta entrará em processo de readequação automática de plano, de acordo com a seguinte regra:

  • Contas com assinatura de recorrência mensal: a readequação será feita ao exceder 100% da capacidade do plano por 2 meses seguidos;

  • Contas com assinatura de recorrência anual: a readequação será feita logo ao exceder 100% da capacidade do plano no ano corrente.

Além disso, é importante considerar que processo de readequação engloba:

  • a alteração para um novo plano, com limite de documentos superior e correspondente ao consumo atual da conta;

  • a atualização do valor a ser pago pela assinatura.

    • a fatura do novo plano será emitida de acordo com o ciclo de pagamento da conta, que poderá ser no mês ou ano subsequente, dependendo da recorrência em vigor.


5. Como funciona a verificação do limite mensal de XMLs

💡 Exemplo

Se uma conta tem o início do ciclo de cobrança todo dia 15, o volume será contabilizado por:

  • documentos armazenados no Arquivei que tenham data de emissão entre os dias 15 do mês em vigor e o dia 14 do mês subsequente.

Serão considerados os documentos de todas as origens, como:

  • Sefaz;

  • Integrações;

  • Importação manual;

  • Importação via Sincroniza Notas;

  • outras.

Além disso, o volume é contabilizado para documentos de empresas ativas na conta.

  • 📅 Periodicidade: o alerta será enviado todas as vezes em que as taxas de 80% e 100% do limite forem atingidas, o que pode ocorrer dentro de um mesmo ciclo de cobrança, por mais de uma vez, ou em períodos diferentes.

  • 📂 Limite total: a contagem considera a faixa de volume de XMLs do plano contratado pela conta no momento da assinatura.


Caso você tenha alguma dúvida sobre este processo, fique à vontade para conversar com nossos especialistas! É só chamar no chat 👉🟢

Respondeu à sua pergunta?