Todas as coleções
Gestão de CTe
Consulta e gestão de CTes no Arquivei
Consulta e gestão de CTes no Arquivei

Entenda o que é o Conhecimento de Transporte Eletrônico e como funciona seu gerenciamento em nossa plataforma

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e veja os principais passos para consultar CTes no Arquivei.


📄 Leia o artigo completo:

O Conhecimento de Transporte eletrônico, ou CTe, é o documento que registra o serviço de transporte de cargas realizado por qualquer modal, como rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário.

Assim como os outros documentos fiscais, o CTe deve ser armazenado no formato .xml durante 5 anos mais o ano vigente, tanto pelo emitente quanto pelo tomador, ou seja, aquele que realiza o pagamento do frete.

A Secretaria da Fazenda Nacional disponibiliza as informações dos CTes em um web service próprio, que pode ser acessado por CNPJs citados em um dos seguintes papéis:

  • Remetente;

  • Destinatário;

  • Recebedor;

  • Expedidor;

  • Tomador;

    No caso do CNPJ Emitente, a Sefaz não libera as informações para consulta no web service. Assim, se você faz a emissão de CTes, é necessário realizar a importação dos documentos para a sua conta no Arquivei.


👣 Passo a passo para consultar CTes no Arquivei

Para visualizar os Conhecimentos de Transporte eletrônicos dos CNPJs que você gerencia no Arquivei, basta seguir essas etapas:

  1. Disponibilize as informações do Certificado Digital da empresa de interesse no Arquivei. Você pode:

  2. Em seguida, acesse a listagem de CTes no painel de Acesso às notas.

  3. Caso possua mais de um CNPJ cadastrado na conta, selecione a empresa de interesse. Clique em Consulta completa para obter todas as informações.

⏳ Aguarde a finalização do processo e pronto! As notas disponibilizadas pela Sefaz serão apresentadas em sua listagem.


💡 Funcionalidades básicas

Com a finalização da consulta de CTes, você já pode realizar os seus processos de gestão de forma integral e com eficiência, utilizando as principais funcionalidades gratuitas do Arquivei:

  • Organização em abas

    Quando os dados forem recebidos na consulta, os CTes serão organizados em duas abas diferentes. Na primeira, de Tomador, estão localizados os documentos em que o CNPJ cadastrado no Arquivei é o responsável pelo pagamento do frete do serviço de transporte. Na aba seguinte, de Não Tomador, é possível visualizar os CTes em que o CNPJ interessado não foi citado como contratante do frete.

  • Etiquetas, relatórios e compartilhamento

  • Acesso a NFes referenciadas

    Para visualizar a nota fiscal do produto ao qual o CTe se relaciona, basta passar o mouse em cima do documento e clicar em NFes no menu suspenso*.

    *somente notas já arquivadas na plataforma serão exibidas


📢 Perguntas frequentes

🤔 Preciso de um certificado digital específico para consultar CTes no Arquivei?

Não. Você pode utilizar o mesmo certificado aplicado na emissão dos documentos ou na consulta de NFes, desde que o arquivo indicado seja referente a uma empresa cadastrada em nossa plataforma.

🤔 Preciso de informações de CTes-OS, o que fazer?

Se você está procurando pela consulta de Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços, acesse nosso artigo sobre o assunto.


Qualquer dúvida, chame nossa equipe no chat 😊

Respondeu à sua pergunta?