Gestão de CTe-OS

Entenda o que é esse documento e como fazer sua gestão no Arquivei

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Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

O CTe-OS, ou Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços, é um documento eletrônico de emissão e armazenamento obrigatório para empresas que realizam transporte de pessoas, bagagens e valores.

Veja a seguir todos os detalhes de como gerenciar esse tipo de CTe em nossa plataforma!


O que é um CTe-OS?

Criado para integrar o projeto Sped e substituir a Nota Fiscal de Serviço de Transporte – NFST, o Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços (CTe-OS) é usado durante os serviços de transporte intermunicipal, interestadual e internacional de pessoas, transporte de valores e excesso de bagagem.

Com esse documento, o Fisco e outros órgãos reguladores têm maior controle e qualidade das informações fiscais.


📃 Qual a diferença entre CTe e CTe-OS?

A principal diferença entre os documentos está no tipo de transporte realizado pela empresa emitente. Enquanto o CTe se destina a registrar e prestar informações sobre modais de transporte de cargas, o CTe-OS documenta outros tipos de serviços, como transportes de passageiros com bagagem e de valores financeiros (carros-fortes, por exemplo).

Dessa forma, o Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços inclui atividades não contempladas pelo CTe, como:

  • Transporte regular de passageiros para empresas com horário fixo;

  • Fretamento de passageiros (exemplo: por agências de turismo) e transporte de bagagem ➡ as empresas devem emitir o CTe-OS ao final da arrecadação dos impostos, incluindo sempre os documentos de comprovação de excesso de bagagem, quando necessário;

  • Transporte de valores, como por carros-fortes.

A legislação determina que o XML de documentos fiscais, como CTes e CTes-OS, precisam ser armazenados eletronicamente por cinco anos completos mais o ano vigente, tanto pelo fornecedor do produto ou serviço quanto pelo comprador (destinatário do documento fiscal).

Dessa forma, o Arquivei pode te ajudar a cumprir com essa exigência de forma organizada e segura. Veja abaixo os passos para acessar CTes-OS por meio da nossa plataforma.


👣 Como gerenciar CTe-OS no Arquivei

No momento, a consulta de CTe-OS no Arquivei é feita de forma automática para clientes interessados e os documentos podem ser acessados através do módulo Relatórios Avançados CTe/CTe-OS.

Se você precisa das informações desse tipo de CTe, envie uma mensagem para suporte@arquivei.com.br ou pelo chat da plataforma para nossa equipe entender a sua demanda e seguir com a liberação da ferramenta.


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