💬 O que é?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que representa a identidade digital e confere validade jurídica e aspectos de segurança digital para sua empresa.

Com ele, você garante a segurança nas operações online e evita que seu CNPJ seja utilizado de forma indevida.

🚩 A Sefaz exige a apresentação dos certificados para fornecer o XML oficial e com validade jurídica, por meio do seu webservice.


💬 Quais Certificados Digitais posso utilizar no Arquivei?

Os tipos de certificados aceitos no Arquivei são do tipo A1 (armazenado em computador) e A3 (mídia física).


💬 Quais são as diferenças entre o certificado A1 e o A3?

O certificado A1 possui algumas vantagens em relação ao A3, como por exemplo, o preço e a facilitação.

Tratando-se de um arquivo digital, o certificado A1 dá a possibilidade de poder ter várias cópias e ser utilizado de forma simultânea em várias operações por diferentes pessoas, enquanto o A3, sendo uma mídia física, necessita que seja transportado pelos usuários até o computador a ser usado em cada operação.

⭐ Além disso, com o certificado digital do tipo A1 no Arquivei é possível agendar consultas automáticas, pois ele é armazenado dentro da plataforma, de forma segura e criptografada, realizando consultas de 2 em 2 horas sem a necessidade de alguma ação humana. ⭐

🚩 Para inserir seu certificado na plataforma, acesse nosso artigo que explica o passo a passo de como inserir e agendar consultas automáticas:

Existem outras vantagens ao utilizar o certificado do tipo A1 e explicamos detalhadamente no infográfico Certificado Digital: a identificação da sua empresa.


💬 Como saber se eu já tenho um certificado?

O certificado digital é o mesmo para consultas e emissão de notas, ou seja, se você emite notas fiscais no seu computador, o certificado já está instalado lá.

Outra forma de verificar se existe um certificado A1 em seu computador, é procurar na 🔎 do Windows pelo termo “.pfx”, que é o formato dos certificados do tipo A1.

Para outras dúvidas, você pode entrar em contato com nosso time de Sucesso do Cliente.


💬 Como obter um certificado digital?

Para obter um certificado você terá que escolher uma certificadora de sua preferência e escolher o modelo que melhor atende sua empresa.

🤑 Para nossos clientes Arquivei, temos parceria com as certificadoras Serasa Experian e Valid Certificadora que disponibilizam descontos especiais na aquisição de certificados A1.


🤷🏽 Não tenho um Certificado, consigo usar o Arquivei?

Se você não tem um Certificado Digital, você consegue usar o Arquivei porém não conseguirá efetuar consultas de notas fiscais.

Logo, indicamos que você adquira um Certificado Digital para poder usar todo o potencial do Arquivei. 😉

Ficou com alguma dúvida? Chame agora mesmo um especialista através do chat! 🟢

Encontrou sua resposta?