Módulo Análise Tax e Sped

Conheça a solução que otimiza análises da escrituração de notas fiscais

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Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de uma semana

▶ Assista ao vídeo e conheça o módulo do Arquivei que te dá mais segurança na escrituração fiscal.


📄 Leia o artigo completo:

O módulo Análise Tax e Sped é a solução do Arquivei para te ajudar a gerenciar os negócios da sua empresa ou do seu cliente com compliance fiscal e segurança tributária.

Com o cruzamento de informações das notas consultadas em nossa plataforma e dos arquivos de Sped, você pode acessar de forma rápida e estruturada as principais análises do processo de escrituração e identificar erros e inconsistências com mais facilidade.

Veja a seguir tudo sobre o funcionamento do módulo e as vantagens para a sua rotina!


🤔 Como o Análise Tax e Sped funciona?

Nosso módulo compara os dados da Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI – conhecida como Sped Fiscal – com Notas Fiscais eletrônicas e Conhecimentos de Transporte eletrônicos consultados e armazenados no Arquivei para verificar se todas as informações estão em concordância.

A partir da importação de arquivos Sped, nosso sistema irá retornar relatórios interativos com o diagnóstico da escrituração entregue para a Receita Federal.

Com esse mapeamento de dados, possíveis falhas são apontadas de forma clara e objetiva para que você possa fazer as correções necessárias e evitar riscos fiscais.


🔍 Quais informações são analisadas?

No momento, o Análise Tax e Sped apura os dados dos blocos do arquivo Sped que estão relacionados com as NFes* e os CTes, como:

  • Bloco 0150 - Informações dos Fornecedor/Participante;

  • Bloco 0200 - Informação dos Produtos/Serviços presentes nas NFes;

  • Bloco C100 - Documentos Fiscais (NFe - modelo 55);

  • Bloco C170 - Itens da NFe;

  • Bloco D100 - Documentos de Transporte (CTe - modelo 57);

  • Bloco E110 - Apuração do ICMS – Operações próprias;

  • Bloco E520 - Apuração do IPI.

*A lógica de comparação das informações considera as NFes de entrada no Arquivei e as NFes de entrada e saída no Sped.


📊 Quais dados são retornados?

O módulo irá organizar as informações analisadas em 4 abas:

  • 🔹 Resumo, que inclui:

    • totalização dos cruzamentos realizados;

    • a quantidade mensal de notas escrituradas ou não;

    • o volume por tipo de operação (entrada x saída);

  • 🔹 Escrituradas, com os detalhes de:

    • tempo médio de escrituração das notas;

    • porcentagem de notas dentro do período do Sped;

    • status de manifestação das notas incluídas no Sped;

    • comparação dos valores descritos no XML da nota e no arquivo escriturado;

  • 🔹 Não escrituradas, que traz:

    • a contagem de notas faltantes no Sped de acordo com o valor total;

    • o status de manifestação;

    • o status na Sefaz Nacional;

    • a listagem completa de NFes não escrituradas;

    • um ranking dos emissores com maior volume de notas faltantes na escrituração;

  • 🔹 Tax do Sped, que compila:

    • os créditos e débitos de ICMS e IPI;

    • o comparativo de alíquotas de ICMS;

    • o valor total dos tributos por Sped;

    • o valor total dos tributos por CFOP, NCM e CST das mercadorias.


⭐ Quais são os maiores benefícios do Análise Tax e Sped?

Ao utilizar o nosso módulo, você tem acesso a análises automatizadas que ajudam a prevenir:

  • erros e inconsistências na escrituração fiscal;

  • gasto de tempo com correções e retrabalhos;

  • atrasos na entrega das obrigações acessórias;

  • multas e outras penalidades.

Além disso, com os dados disponibilizados você vai conseguir insights valiosos para tomar decisões mais estratégicas e potencializar os negócios. Aproveite!


👣 Passo a passo para utilizar

O módulo Análise Tax e Sped tem uma interface simples e dinâmica. Acompanhe as etapas para começar a visualizar seus relatórios:

  1. No menu lateral esquerdo do Arquivei, clique no botão do módulo Análise Tax e Sped;

  2. Inicie a etapa de importação dos arquivos a serem comparados com a nossa base de documentos clicando em Importar arquivos Sped;

  3. Na tela seguinte, faça o envio dos arquivos da EFD ICMS/IPI de sua empresa ou de seu cliente;

    Nosso sistema irá então consolidar o cruzamento das informações do Sped com as NFes e CTes armazenados no Arquivei. Durante esse processo, os relatórios interativos estarão com a visualização indisponível.

    Mas, não se preocupe: essa etapa é rápida e, assim que for concluída, os dados analisados serão apresentados de forma automática.

  4. Quando o status do arquivo Sped indicar Enviado, clique em Voltar para Dashboard e comece a navegar pelos painéis de análises;

  5. Para facilitar ainda mais o acompanhamento dos resultados, você pode utilizar os Filtros para listar as informações de acordo com os CNPJs referentes ao Sped e ao mês e ano da escrituração.

Sempre que precisar enviar novos arquivos, clique no botão Importar arquivos Sped no canto superior direito e você será redirecionado para a tela de importação e status dos processamentos.


📚 Conheça os casos de uso

Quer entender mais sobre o módulo de Análise Tax e Sped? Acesse os conteúdos especiais da Academia Arquivei:


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