Passar para o conteúdo principal
Saiba como utilizar o módulo +Dados

Aprenda a visualizar informações estratégicas de suas operações fiscais com o novo módulo da Qive (Arquivei)

Marina Lahr avatar
Escrito por Marina Lahr
Atualizado há mais de 4 meses

A análise de dados é uma prática valiosa que pode contribuir para a obtenção de informações estratégicas, capazes de auxiliar na tomada de decisões, no planejamento de mudanças corporativas e até na segurança das empresas, com a mitigação e a redução de riscos nos negócios.

Para te auxiliar na gestão de dados fiscais, a Qive (Arquivei) oferece o módulo +Dados, que estabelece uma visualização organizada e combinada de dados, informações e insights de operações dos CNPJs cadastrados na plataforma.

Veja neste artigo os detalhes de como utilizar a aplicação e conheça as vantagens para os seus processos.


📊 O que é?

O módulo +Dados disponibiliza, em diferentes telas, gráficos com as principais informações do negócio, eliminando a necessidade de usar o Excel. Dessa forma, você pode visualizar informações do dia a dia dos seus documentos fiscais sem ficar horas avaliando dados em planilhas.

Os painéis de monitoramento funcionam para apoiar e sustentar a avaliação e o planejamento das operações, possibilitando a centralização dos dados e uma maior transparência e eficiência para a análise de processos fiscais.

Com o módulo, você acessa, de forma simples e rápida, os dados de:

  • erros em notas;

  • preços de produtos;

  • eficiência de fornecedores;

  • custos com transportadoras.


💡 Quais são os benefícios?

Ao utilizar o +Dados, você consegue:

● Reduzir em até 3 horas o trabalho com o tratamento de dados;

● Ser um profissional estratégico, com a visualização rápida e fácil de insights das operações;

● Organizar o processo financeiro, identificando notas sem o preenchimento do campo Xped (número do pedido de compra), mantendo o compliance fiscal;

● Deixar o seu time de compras mais inteligente, com o acompanhamento de custos e a priorização de fornecedores sem precisar usar diversas planilhas;

● Controlar os gastos com transporte otimizando os custos da logística;

● Obter apoio para a tomada de decisão orientada por dados.


⚙️ Como utilizar?

Para acessar as informações organizadas pelo +Dados, basta seguir os passos abaixo:

  1. No menu lateral esquerdo da Qive (Arquivei), clique na opção +Dados;

  2. No menu secundário exibido, escolha uma entre as diferentes visualizações de dados, como:

  3. Navegue entre as opções de visualização de dados, e utilize os filtros de cada dashboard para refinar as informações apresentadas na tela.

    • ⚠️ Erros em notas

      Nesta tela, são apresentados dados gerais de impostos e o detalhamento das notas fiscais de acordo com o preenchimento do campo Xped (número do pedido). É possível visualizar também quais fornecedores possuem a maior quantidade de notas sem a informação de número do pedido incluída, e fazer o acompanhamento mensal de notas com informações incompletas.

      Por fim, é apresentado ainda um compilado da quantidade de itens das notas fiscais de acordo com a alíquota de ICMS correspondente.

      Para baixar os dados, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico de interesse. No menu de opções aberto, selecione Exportar e escolha o formato de preferência.

    • 📊 Preço de Produto

      Visualize de forma rápida o histórico de preços de produtos sem abrir o Excel.

      Escolha o fornecedor, o produto de interesse e o período para filtrar as informações. Os gráficos vão exibir:

      • preço médio do último mês;

      • gasto total no período escolhido;

      • evolução de preço do produto;

      • quantidade comprada nos últimos meses;

      • custo total com o produto e imposto de ICMS nos últimos meses.

      É possível também exportar todos os dados.

    • 👥 Análise de Fornecedores

      Com os painéis dessa seção do +Dados, você pode acompanhar o total de notas recebidas e canceladas, a quantidade de fornecedores e os custos com cada parceiro comercial.

      Os gráficos incluem a evolução dos custos com fornecedores, por natureza da operação, e um ranking de parceiros.

      Nesse ranking, os dados são organizados de acordo com:

      • o valor total da nota;

      • o total de documentos;

      • a contagem de notas com a operação concluída sem problemas;

      • a soma das notas ineficazes, ou seja, aquelas com operações canceladas ou com devolução de itens.

      É possível ordenar as colunas pela informação de preferência. Para isso, basta clicar no nome da coluna e aguardar a reorganização dos dados.

      Utilize os filtros no topo da página para comparar os fornecedores de forma mais rápida.

    • 🚚 Custos de Transporte

      Tenha o controle dos custos de transporte de forma ágil, visualizando:

      • total de cupons de transporte;

      • total de transportadores;

      • total de custos com transporte;

      • total de custos com ICMS.

      Acompanhe também a evolução de gastos com serviços de transportadoras nos últimos meses, de acordo com o estado de origem.

      Visualize ainda dois rankings:

      • transportadores por valor financeiro e total de notas;

      • fornecedores que representam os maiores gastos com transportes.

      Assim como nas outras abas do +Dados, é possível filtrar e exportar as informações exibidas.


Acesse a Loja de Aplicativos e comece a utilizar o +Dados agora mesmo para ganhar mais eficiência na hora de analisar as informações dos documentos fiscais.

Tem alguma dúvida sobre esse módulo ou seu uso? Entre em contato pelo chat, iremos te ajudar 😉

Respondeu à sua pergunta?