Você sabia que o Arquivei lançou uma funcionalidade que possibilita antecipar as duplicatas da sua empresa de forma prática e segura?

Se a sua empresa faz vendas a prazo e recebe de maneira parcelada por meio de duplicatas, agora é possível adiantar o recebimento desse montante e receber o valor total de uma só vez por meio da antecipação de recebíveis! Vem entender como funciona este processo no artigo abaixo. 🚀

  1. Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?;

  2. Vantagens de antecipar seus créditos com o Arquivei;

  3. Como funciona a antecipação de recebíveis?;

  4. Criação e histórico de borderô;

  5. Aceite da proposta;

  6. Arquivei e Quasar Flash.


1. Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

🔄 Antes de falarmos sobre a novidade do Arquivei, vamos entender melhor as diferenças entre essas duas linhas de crédito?

Com a antecipação de recebíveis, você consegue adiantar um valor que já pertence ao seu negócio. Esse recurso vem através das duplicatas, os títulos de crédito que representam as vendas feitas com o pagamento a prazo. Na modalidade de empréstimo, por outro lado, uma instituição financeira cede dinheiro mediante a um contrato, sendo necessário devolver essa quantia posteriormente, e com juros que costumam ser bem maiores.

Uma das principais vantagens da antecipação está no fato de você poder usar a própria receita da empresa, só que de forma antecipada.


2. Vantagens de antecipar seus créditos com o Arquivei

💰 Agora, você pode usar suas NFes de saída que constam no Arquivei para fazer solicitações de antecipação de recebíveis! O recebimento de crédito pode te ajudar a negociar melhor com fornecedores, manter capital de giro e fluxo de caixa, pagamentos em dia ou abrir margem de investimento na sua empresa. Conheça outros benefícios:

  • Organização e segurança com a importação de notas para o Arquivei;

  • Facilidade e agilidade com cadastros e documentação;

  • Rapidez na disponibilização do dinheiro na conta da empresa;

  • Flexibilidade no horário para fazer solicitações.


3. Como funciona a antecipação de recebíveis?

🔷 A principal etapa da operação de antecipação de recebíveis é a entrega de documentação e a escolha de quais notas vão ser adiantadas.

No Arquivei, você consegue fazer todo esse processo de forma digital, prática e segura. A seguir, você vai aprender todo o passo a passo para gerenciar o crédito das suas notas fiscais. Vamos lá!

Para começar a realizar a antecipação, basta cumprir essas etapas:

  • Clique, no menu lateral esquerdo, na função Crédito. Nela, você tem a opção de simular o limite pré-aprovado para cada CNPJ cadastrado em nossa plataforma clicando em Simular Limite;

  • Acesse a página contendo todos os CNPJs registrados no Arquivei;

Nesta seção, é possível acompanhar a análise de crédito de cada CNPJ e fazer simulações para cada um deles.

  • Para habilitar cada CNPJ para antecipação é preciso fazer um cadastro completo com os dados da empresa e dos sócios. Escolha o CNPJ para cadastro, preencha as informações da empresa e adicione os documentos solicitados.

✅ Primeira etapa concluída! E agora?


4. Criação e histórico de borderô

📈 Na sequência da solicitação para antecipar recebíveis, está a criação de um borderô – documento que registra operações comerciais, operações financeiras e operações bancárias, trazendo um agrupamento de títulos com todos os dados a pagar ou a receber.

No caso da nova funcionalidade do Arquivei, o borderô está diretamente relacionado com a receita a ser recebida pela empresa, ou seja, as quantias referentes a duplicatas.

➡️ Para inserir as informações na página Criar Borderô, é necessário, primeiramente, ter notas de saída com duplicatas com o prazo de vencimento no período de 10 a 120 dias da solicitação.

Para aparecerem nessa tela, as notas também precisam ter validade jurídica junto à Sefaz – contendo a assinatura do XML (<Signature>) e protocolo da Sefaz (<protNFe>), e a respectiva confirmação desses dados.

Caso ainda não estejam na plataforma, o envio dessas notas pode ser iniciado na tela de simulação de antecipação ao clicar em Upload de notas.

Ao finalizar e enviar o borderô, o sistema abrirá a página Histórico de borderô, com uma mensagem de sucesso no canto inferior esquerdo.

📝 Pronto! Com a solicitação preenchida, a fase seguinte será a análise da proposta por uma empresa parceira. Continue lendo e descubra mais sobre a aprovação da antecipação!


5. Aceite da proposta

🤝 Após a criação do borderô, ele é enviado para a análise de uma equipe especializada da Quasar Flash, que retornará com as condições da antecipação.

🚩 A Quasar Flash é uma plataforma digital brasileira de antecipação de recebíveis para micro, pequenas e médias empresas.

Após a análise da Quasar, o retorno será feito através da Proposta de Antecipação, com todos os valores e taxas. Para prosseguir com a antecipação, é necessário que o Cedente aceite a oferta e escolha uma conta bancária para receber a quantia – em uma conta previamente cadastrada.

O termo é assinado de forma digital e on-line, sendo enviado um link da QCertifica para o endereço de e-mail de cada sócio da empresa, também previamente informados no cadastro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⚠️ Importante

O prazo de aceite da proposta é válido somente até às 15h30 do dia vigente. Após este horário, a proposta será recalculada para o dia seguinte e os valores podem sofrer alteração.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de enviar a solicitação de antecipação, ou borderô, realizar o aceite e assinar a proposta, o acordo é finalizado.

🎉 Em até 24 horas o valor total com a antecipação dos recebíveis será creditado na conta escolhida.


6. Arquivei e Quasar Flash

A nossa parceria com a Quasar Flash busca facilitar aos clientes Arquivei a antecipação de duplicatas.

Com o gerenciamento de NFes feito aqui na plataforma, nosso papel consiste em entregar a garantia da validade jurídica dos DFes.

Assim, a Quasar Flash pode oferecer taxas mais baixas, menos burocracias e mais agilidade para as empresas que precisam do serviço de antecipação de recebíveis.


💬 Chegou até aqui e ainda está com dúvidas? Não se preocupe! Procure um dos nossos especialistas em Sucesso do Cliente através do chat para saber mais detalhes sobre essa solução feita para simplificar seu dia a dia.

E acompanhe nosso material especial sobre o assunto na Academia Arquivei:

Encontrou sua resposta?