Como manifestar NFes no Arquivei

Confira o passo a passo para manifestar suas notas de forma segura e rápida.

Heloisa Lahr avatar
Escrito por Heloisa Lahr
Atualizado há mais de uma semana

A Manifestação do Destinatário de NFe tem como objetivo registrar a sua participação comercial no documento perante o Fisco, além de prevenir sua empresa de notas frias ou multas indevidas. Vale lembrar que o registro já é obrigatório para alguns estados do país em conformidade com o Ajuste Sinief 44/20.

Para te ajudar nesse processo, sempre que uma manifestação é registrada no Arquivei, o evento é informado automaticamente na Sefaz Nacional, e também oferecemos algumas facilidades na hora de manifestar suas NFe.

Nesse artigo, te apresentamos quais estados são obrigados a manifestar, e as funcionalidades disponíveis na sua plataforma. Vem conferir 🙋‍♀️


1 - Quem precisa manifestar? 👁‍🗨

A manifestação do destinatário já é obrigatória em algumas regiões do Brasil devido ao Ajuste Sinief 44/20. Dessa forma, as empresas localizadas nos estados Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Alagoas, Bahia e Tocantins, foram afetadas na consulta e manifestação das NFes. Já outras regiões podem incorporar a obrigação a qualquer momento.

Mesmo nos Estados que não aderiram ao Ajuste Sinief 44/20, algumas empresas de ramos específicos como combustível, álcool, cigarros, bebidas alcóolicas, lubrificante, refrigerante e água mineral são obrigadas a fazer a manifestação do destinatário.

Para você entender mais sobre o que mudou com o Ajuste e como a alteração impacta na sua empresa, basta clicar no botão abaixo que separei um material completo;


2 - Como manifestar para um documento ou um CNPJ da conta

Essa opção atende usuários que possuem os certificados A1 e A3. Por meio da manifestação na Listagem de NFes é possível realizar a manifestação do destinatário para uma empresa da conta com várias notas. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o menu “Listagem de NFes” do CNPJ desejado;

  2. Selecione a empresa que deseja manifestar as notas;

  3. Selecione quais notas precisam ser manifestadas;

  4. Clique no botão “Manifestar”;

  5. Escolha qual será o status de manifestação e salvar.

Prontinho! Sua nota foi manifestada e registrada na Sefaz Nacional! 🎉


3 - Como manifestar para múltiplos CNPJs ou alto volume de NFes

Se sua empresa possui o certificado A1 é possível manifestar as NFes de mais de um CNPJ de uma única vez com o Operações em Lote. Esse aplicativo permite a manifestação de até 5.000 NFes. Confira como:

  1. Acesse o menu lateral esquerdo Meus Aplicativos - Operações em Lote;

  2. Na opção Chaves de acesso você pode digitar as chaves de acesso ou escolher um arquivo .CSV ou .TXT que contenha suas notas, o app aceita até 5 mil chaves e em seguida avançar;

  3. Em configurações da operação basta você escolher qual operação deseja executar para as NFes selecionadas;

  4. Confirme as informações e clique em finalizar!

Prontinho! Suas notas estarão manifestadas! 🎉

OBS: O aplicativo possui o limite de até 5 mil chaves de acesso. 😉🎉

Quer saber mais como esse aplicativo pode ajudar na sua rotina ou realizar um teste gratuito de 10 dias?


Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com um dos especialistas do nosso time de Sucesso do Cliente. É só enviar uma mensagem no chat do canto direito da sua tela. Ficaremos felizes em ajudar!😊

Respondeu à sua pergunta?