Um dos motivos que podem desencadear o consumo indevido de consultas é quando, além do Arquivei, você utiliza outro sistema que também realiza consultas pelos webservices de distribuição de DFes da Sefaz.

Portanto, é necessário estar atento a este ponto para que a consulta de suas notas não seja prejudicada.

👉 Como saber se você faz uso de outro sistema que também se utiliza do webservice da Sefaz?

Algumas opções para você descobrir se faz uso de mais algum sistema de consulta pelo webservice de distribuição de documentos fiscais da Sefaz são:

  • Mapear todos os sistemas que você utiliza que se relacionam com notas fiscais: podem ser sistemas emissores, sistemas que consultam notas, sistemas que manifestam, sistemas contábeis, e assim por diante.

  • Inclua nesse mapeamento não apenas os sistemas que você tem acesso, mas também aqueles utilizados por outras pessoas da sua organização - tanto pelo seu time quanto por colaboradores de outros departamentos.

  • Procure se informar se esses sistemas utilizam o webservice de distribuição de DFes. Existem duas maneiras de obter esta informação: entrando diretamente em contato com os responsáveis pelo sistema ou por meio dos materiais disponibilizados por eles.

  • Se a sua empresa possui um departamento de TI, cerque-se da ajuda dele para te auxiliar nesse mapeamento. Caso você não possua esse time na sua empresa, solicite o suporte desses sistemas, como algum ERP, por exemplo.

👉 O que fazer ao identificar outros sistemas que utilizam o webservice de distribuição de DFes da Sefaz?

Caso você tenha identificado, além do Arquivei, outro sistema que utiliza o webservice da Sefaz, por favor, entre em contato com a nossa equipe pelo chat que te orientamos quanto aos próximos passos! 😊

Encontrou sua resposta?