Como consultar NFes de Terceiros

Você pode obter as notas de terceiros em que seu CNPJ foi citado no campo <autXML>. Confira aqui como consultar!

Bianca Finardi avatar
Escrito por Bianca Finardi
Atualizado há mais de uma semana

As NFes são distribuídas pela Sefaz via Webservice para recebedor, transportador e para terceiros que são autorizados pelo emissor através do campo <AutXML> no XML.

O que é AutXML?
É a tag do XML que tem por objetivo disponibilizar a NFe para terceiros, ou seja alguém que não desempenha nenhum dos três principais papéis (recebedor, emitente ou transportador) através do CNPJ.
Abaixo segue um exemplo de como esse campo fica  preenchida no XML:

Para obter essas notas o seu CNPJ precisa ser citado na tag AutXML do XML da NFe, assim que você fizer a consulta para a empresa citada, essas notas aparecerão na aba "citadas" na sua listagem de notas e você terá esses XMLs disponíveis para a sua gestão.

Alguns pontos importantes sobre essa funcionalidade:

  • As notas citadas são de terceiros, ou seja, seu CNPJ não pode desempenhar os papéis  de recebedor, emitente ou transportador da nota.

  • Para obter essas notas, o CNPJ autorizado precisa ser uma empresa ativa na sua conta Arquivei.

  • Nesta listagem, a organização do arquivo compactado (ZIP) quando você faz o download é um pouco diferente. Separamos por pastas de acordo com o CNPJ do emissor da nota, para ficar mais fácil de você gerir! Atenção: o download dessas notas pode ser feito apenas na listagem de NFes.

Respondeu à sua pergunta?