Nas operações comerciais, a solicitação de devolução de mercadorias é uma situação que pode ser recorrente, em cenários que vão desde a desistência por parte do comprador até a recusa pela constatação de defeitos nos produtos. Neste artigo, você fica por dentro das características de uma devolução no âmbito fiscal e aprende como o Arquivei te ajuda a fazer um bom controle dos documentos dessa natureza. Vem conferir 👇.

🔄 Devolução de mercadoria

Em casos onde uma mercadoria comprada é rejeitada, é necessário que a carga retorne ao seu local de origem acompanhada da Nota Fiscal eletrônica de venda. Nesse processo, uma nova nota – desta vez de devolução ,– deverá ser emitida, anulando a operação e os tributos associados.

🚩 É importante saber que a distinção entre a NFe de venda e a NFe de devolução vai estar no Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP) específico para cada natureza.


🔷 Gerenciando suas notas de devolução com o Arquivei

No Arquivei, o módulo Controle de Devolução NFe filtra todas as notas fiscais de saída e entrada, para obter de forma inteligente e otimizada todos os documentos que contenham os CFOPs correspondentes a operações de devolução.

Veja a seguir o passo a passo para gerenciar notas de devolução na plataforma:

  1. No menu lateral esquerdo da plataforma clique em → Meus aplicativosControle de Devolução NFe;

  2. Selecione para quais Empresas deseja buscar notas, filtre por Data inicial e Data final (num período máximo de 6 meses), Status e Papel (emissor ou recebedor);

  3. Aperte o botão ✓ Buscar e confira as notas correspondentes na listagem;

  4. Escolha entre Exportar para Excel as notas de devolução ou então as NFes referenciadas (de origem).

📌 Dica: para visualizar a NFe referenciada de origem de apenas uma nota em específico, passe o cursor do mouse sobre o documento de interesse e clique no botão 🔗 Notas referenciadas. Uma janela será exibida com as informações relacionadas!

Com o aplicativo, é possível manter o controle das notas fiscais de devolução e utilizar os dados organizados para futuras solicitações de créditos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) referentes às notas de saída.

Ainda não possui o módulo Controle de Devolução NFe?

Ou tire suas dúvidas com um de nossos especialistas em Sucesso do Cliente! É só acessar o chat no canto direito da sua tela 😉


📝 Confira outros materiais da Academia Arquivei!

Encontrou sua resposta?