Nas operações comerciais, a solicitação de devolução de mercadorias é uma situação que pode ser recorrente, em cenários que vão desde a desistência por parte do comprador até a recusa pela constatação de defeitos nos produtos. Neste artigo, você fica por dentro das características de uma devolução no âmbito fiscal e aprende como a Qive (Arquivei) te ajuda a fazer um bom controle dos documentos dessa natureza. Vem conferir 👇.
🔄 Devolução de mercadoria
Em casos onde uma mercadoria comprada é rejeitada, é necessário que a carga retorne ao seu local de origem acompanhada da Nota Fiscal eletrônica de venda. Nesse processo, uma nova nota – desta vez de devolução ,– deverá ser emitida, anulando a operação e os tributos associados.
🚩 É importante saber que a distinção entre a NFe de venda e a NFe de devolução vai estar no Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP) específico para cada natureza.
🔷 Gerenciando suas notas de devolução com a Qive (Arquivei)
Na Qive (Arquivei), o módulo Controle de Devolução NFe filtra todas as notas fiscais de saída e entrada, para obter de forma inteligente e otimizada todos os documentos que contenham os CFOPs correspondentes a operações de devolução.
Veja a seguir o passo a passo para gerenciar notas de devolução na plataforma:
No menu lateral superior do lado esquerdo da plataforma clique em → Compras → Controle de Devolução;
Selecione para quais Empresas deseja buscar notas, filtre por Data inicial e Data final (num período máximo de 6 meses), Status e Papel (emissor ou recebedor);
Aperte o botão ✓ Buscar e confira as notas correspondentes na listagem;
Escolha entre Exportar para Excel as notas de devolução ou então as NFes referenciadas (de origem).
📌 Dica: para visualizar a NFe referenciada de origem de apenas uma nota em específico, passe o cursor do mouse sobre o documento de interesse e clique no botão 🔗 Notas referenciadas. Uma janela será exibida com as informações relacionadas!
Com o aplicativo, é possível manter o controle das notas fiscais de devolução e utilizar os dados organizados para futuras solicitações de créditos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) referentes às notas de saída.
Quer conhecer melhor o módulo? Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas em Sucesso do Cliente! É só acessar o chat no canto direito da sua tela 😉