As notas de serviço (NFSes), diferente das NFes e CTes, são disponibilizadas pelas prefeituras do municípios dos servidores. Não há uma base nacional e unificada de consulta de NFSes, o que significa que cada cidade pode funcionar de maneira diferente. Explicamos esse e outros pontos nesse infográfico da Academia Arquivei, que detalha de forma bem ilustrativa alguns fatos sobre esse documento:

O Arquivei conta atualmente com mais de 150 localidades atendidas (incluindo São Paulo capital), você pode checar se a cidade do prestador de serviços está disponível para integração. O prestador pode ser tanto outra empresa, no caso de uma nota recebida, quanto sua própria empresa, no caso de notas emitidas.

Encontrou a cidade do fornecedor na lista?

Ótimo! 🤗
Agora, você só precisa saber o sistema que o município do prestador usa (Betha, GINFes, Paulistana ou Carioca - essa informação está na lista de cidades também). Lembrando que o prestador será sua empresa, se estiver procurando notas emitidas! Resumindo:

  • O sistema do prestador é CARIOCA?
    Atenção, pois só é possível consultar se AMBOS o prestador e tomador são da cidade do Rio de Janeiro! Cumprido esse requisito, cadastre o fornecedor (no caso de consulta de recebidas), envie seu A1 e faça uma consulta completa para ver suas NFSes.
  • O sistema do prestador é GINFES?
    Esse sistema não disponibiliza notas recebidas, mas você vai conseguir consultar notas emitidas. Envie seu certificado A1 e faça uma consulta!
  • O sistema do prestador é BETHA?
    Você pode consultar tanto emitidas quanto recebidas! Cadastre o fornecedor na Lista de Fornecedores e faça a consulta!
  • O sistema do prestador é PAULISTANA?
    Você é um sortudo 🤩, pois não precisa nem cadastrar o fornecedor! Tendo um certificado A1, você consegue as notas emitidas (caso você seja de São Paulo) e recebidas (caso seu prestador de serviço seja de São Paulo) desde o início do ano.



Caso você seja uma pessoa de tabelas 📊, consulte aqui para saber como será a integração:

*Com relação às notas emitidas por prestadores na cidade do Rio de Janeiro pelo sistema Carioca, só é possível consultá-las se o CNPJ que recebeu o serviço também é da cidade do Rio de Janeiro.

**Caso este requisito para notas Cariocas seja cumprido, deve-se cadastrar o Fornecedor no aplicativo Lista de Fornecedores. Para consultar as notas recebidas pelo sistema Betha também é necessário cadastrar o fornecedor.

***É preciso cadastrar a Inscrição Municipal da Empresa para consultar as NFSes. Você pode editar as informações da sua empresa cadastrada no Arquivei.

Prazo de Consulta

Cada sistema também tem um período retroativo do qual consulta as notas:

 GINFES – Últimos 30 dias.
 Paulistana – Ano vigente.
 Betha – Ano vigente.
 Carioca – Últimos 30 dias a partir da data de cadastro do fornecedor.

Agendamento de Consulta

Para realizar o agendamento de consulta da NFSe é necessário ter o certificado A1 e seguir os seguintes passos:

  1. Acesse "Acesso às notas" no Painel esquerdo da Arquivei e entre em "NFSe".
  2. Clique no botão de "Configurações" e em seguida no botão de "Consultas Automáticas".

Selecione no campo de Horário da consulta o horário desejado e se preferir marque a opção para agendar todas as empresas da conta no mesmo horário. Para finalizar clique em "Salvar".

Ficou alguma dúvida?

Nos procure no chat, estamos à disposição para te ajudar!

Inclusive queremos saber se algo não ficou claro no artigo, sugestões de mudanças são sempre bem-vindas 😍

Encontrou sua resposta?