B - Beneficiamento: Este Tipo de Nota é utilizado quando é uma remessa/retorno de Cliente, no caso de remessa o Tipo de Nota “Beneficiamento” não obriga a vinculação de NF Origem.
R - Ret.PD3: Este Tipo de Nota é utilizado quando é retorno de Fornecedor, ou seja, a Nota de origem foi emitida com o Tipo de Pedido = “Utiliza Fornecedor”, e obrigatoriamente é necessário vincular a NF Origem.
Antes de clicar em importar o xml verificar se o Tipo de Nota está de acordo com a operação:
Para os XML que estão definindo um tipo de nota diferente do esperado, é possível ajustar pela Relação CFOP x Tipo NF, neste De Para é possível ajustar conforme os CFOP do XML qual é o tipo de nota que deverá ser relacionado:
Após a correta definição de Tipo de Nota para o xml, o mesmo poderá ser importado.
Beneficiamento
Na importação do Beneficiamento, se remessa não será necessário vincular NF Origem, então verificar a vinculação do Produto, e se for importação direta sem passar pela Pré-nota na linha do item informar o campo TES:
Em caso de retorno de cliente poderá ser vinculado a NF origem buscando pelo campo Filtrar F7, caso não encontre a NF Origem, habilitar os campos “Consultar sem Saldo” e “Consultar Emissão Posterior” e filtrar novamente.
Ret.PD3
Na importação do XML Ret.PD3, retorno de fornecedor é obrigatório a vinculação da nota de origem:
A vinculação manual pode ser feita com o Filtrar F7 conforme imagem acima e o duplo clique vincula a NF Origem a linha do item do xml.
Caso não encontre a NF Origem verificar o produto informado na linha do item se está correto conforme relação produto x fornecedor vide documento, também se atentar às opções de Consultar sem saldo e Consultar emissão posterior.
Parâmetros Importantes
No Importador em Outras ações - Parâmetros, aba Ret/Ben/Dev temos os parâmetros relacionados a importação destes tipos de documentos:
Itens de Cobrança de Industrialização
Para os itens de cobrança de industrialização informar os CFOPs do serviço de mão de obra no parâmetro MV_XGTCFMO, exemplo 5124;6124;5125;6125.
Vínculo de nota de origem automático
Para vincular a nota de origem automaticamente é necessário ter a relação produto x fornecedor/cliente vide documento, e se atentar aos parâmetros:
MV_XGTOPD3 - Puxa automaticamente a NF origem quando referenciada no XML.
Esta referência no xml precisa estar na tag <nfref>
<NFref>
<refNFe>000000000000000000000000000000000000000000000</refNFe>
</NFref>
MV_XGTBNSR - Busca as notas de origem mesmo sem a referência da chave de origem no XML, este parâmetro trabalha em conjunto com o MV_XGTORNF.
MV_XGTORNF - Ordenação das Notas Fiscais de Origem (Priorizar Quantidade menor ou Mais Antigas).
Ordem de Produção
Para preenchimento da ordem de produção é obrigatório ter esta informação na nota de origem, campo Protheus D2_OP que irá carregar para o campo D1_OP se o parâmetro abaixo habilitado:
MV_XGTOPBN - Preenche a ordem de produção com a nota de origem na importação do beneficiamento.
Dica:
Revise a lista de parâmetros conforme as operações que sua empresa possui, muitas das situações problemas podem ser resolvidas com a correta definição deles. 😉