A Arquivei consegue fazer a consulta de suas notas fiscais diretamente da Secretaria da Fazenda através do sistema de Web Service (que consulta as notas somente com seu certificado digital, sem a necessidade das chaves de acesso). 

Por uma limitação da própria Secretaria da Fazenda, é possível buscar notas emitidas nos últimos 90 dias. Notas anteriores a esta data não estão disponíveis para consulta no sistema nacional, sendo possível recuperá-las apenas com as chaves de acesso. 

Se você já fez uma consulta, o Arquivei vai buscar notas emitidas desde a última consulta, não tendo a possibilidade de duplicar os documentos que você já tem, pode ficar tranquilo.

Para fazer a consulta, após associar seu certificado digital, siga os passos abaixo:

1. Vá para a página de Acesso às Notas e clique na aba NFe:

Nele você encontrará 2 botões, um ao lado do outro: Consulta Resumo e Consulta Completa.

2. Como fazer uma consulta resumo:

Você pode fazer só a consulta resumo, sem dar ciência nas suas notas clicando apenas no botão Consulta Resumo, mas nesse caso o Arquivei só tem a prévia das notas e não os XMLs. Estas notas receberão o status de “Não Arquivado” e vão aparecer com uma etiqueta amarela, visível quando se coloca o mouse sobre ela.

Para armazenar de fato o XML da nota no seu Arquivei, você deve realizar a Consulta Completa.

3. Fazer uma Consulta Completa para obter seus XMLs:

Clicando diretamente no botão Consulta Completa ele vai realizar primeiro a consulta resumo e depois já realiza a consulta completa, com apenas um clique! Não precisa clicar em Consulta Resumo primeiro caso queira fazer a Consulta Completa!

Se você tem certificado do tipo A3, você terá que digitar sua senha em algum momento, fique atento (confira também se você baixou o Módulo de segurança). Caso você já tenha enviado seu certificado A1, basta esperar.

Dica: Caso você possua empresas com filiais, o botão te dará a opção de “Consultar para Matriz e Filiais” de uma vez!

Nesta consulta, as informações que o Arquivei buscará na Secretaria da Fazenda são:

  • Todas as notas emitidas contra o CNPJ da sua empresa nos últimos 90 dias (ou desde a última consulta);
  • Todas as notas emitidas contra seu CNPJ que foram canceladas;
  • Toda as Cartas Correções (CCe) de notas emitidas contra seu CNPJ.

Depois de realizar a consulta você verá na plataforma suas notas e com as notas arquivadas, você pode buscar, filtrar, pré-visualizar, imprimir, enviar, baixar e muito mais!

Mas fique ligado: atualmente, a Secretaria da Fazenda só devolve as notas que foram emitidas CONTRA a sua empresa. Já para as notas emitidas PELA sua empresa, a SEFAZ considera que você é o responsável por elas e já tem o XML. Mas é possível importar do seu computador suas notas emitidas e manter elas salvas na plataforma junto com as recebidas!

Encontrou sua resposta?